O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Raimundo Júnior, reuniu jornalistas em um café da manhã nesta quarta-feira (23), em comemoração aos 93 anos da entidade. Na ocasião, ele falou sobre os primeiros 100 dias à frente da OAB no estado e tratou de temas importantes pautados pela instituição, de interesse da sociedade.
Em entrevista aos jornalistas, o presidente da OAB-PI destacou a atuação da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão, ressaltando sua importância como colegiado responsável por tratar do trabalho fundamental dos meios de comunicação.
“Essa comissão foi criada quando eu fui conselheiro federal, ela existe dentro da ordem a partir de uma proposição nossa quando exerci o cargo de conselheiro federal, entre 2019 e 2021. Daí a importância que nós damos à imprensa, comemoramos o mês da imprensa, para que reafirmemos o nosso compromisso absoluto com a liberdade de expressão e com a liberdade de trabalhar da imprensa, garantias constitucionais tão importantes”, declarou o advogado.
Debates importantes
Raimundo Júnior citou as inúmeras pautas que vêm sendo discutidas na Seccional da OAB. “Estamos participando ativamente de discussões importantes que envolvem a advocacia, questões alusivas aos precatórios, ao reconhecimento de direitos e garantias fundamentais a pessoas com deficiência, estamos agora com uma comissão especial formada para emitir um parecer sobre o pacote que foi enviado pela Secretaria de Segurança Pública à Assembleia Legislativa, apresentando nosso parecer. Já tivemos uma audiência pública da saúde, uma audiência pública alusiva às demandas de massa, litigância abusiva, igualdade racial, liberdade religiosa, então queremos ter a imprensa participando do dia a dia da nossa casa, porque reconhecemos o vetor da informação como um pilar importante”, frisou.
Mais acesso
O presidente da OAB-PI também apontou uma outra prioridade dessa gestão, que é dar mais atenção aos advogados das cidades do interior do estado. “Estamos reafirmando uma inovação tecnológica justamente para privilegiar, criando medidas importantes para o interior, inclusive de melhorias em relação às dificuldades em relação ao acesso à Justiça. Nesses cem dias eu estive absolutamente em todas as subseções, e esse será o tom da nossa gestão”, concluiu.
Diretoria de Prerrogativas
A advogada Naiara Moraes, diretora de Prerrogativas da OAB-PI, explicou a função dessa nova pasta e seus objetivos. “Muitas questões às vezes eram tratadas na Ordem sem critérios técnicos. E eu quero dizer que esse é o compromisso do nosso presidente, Raimundo Júnior, e a nossa missão está sendo cumprida através da formalização de uma resolução que agora essa diretoria coordena os trabalhos da Procuradoria de Prerrogativas e da Comissão de Prerrogativas. A prerrogativa não é um privilégio, é um direito que nós temos como advogados a estar em posição de igualdade”, completou.
Ver todos os comentários | 0 |