A jornalista do Portal GP1, Thais Guimarães, uma das organizadoras do livro “Mídia e Dimensões do Tempo”, participou neste domingo (15) do Bate-Papo Literário do 23º Salão do Livro do Piauí, realizado no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Durante o evento, a pesquisadora detalhou sobre a obra, que propõe uma discussão sobre como o tempo e suas dimensões influenciam a comunicação, a sociedade e a relação desses âmbitos no mundo digital. A mediação ficou a cargo de Igor Dreidy.
De acordo com Ana Regina Rêgo, organizadora do livro, professora da UFPI, e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), o livro é fruto de um evento realizado pelo NUJOC, que fez a primeira edição em 2023. A docente pontuou que o livro sugere uma discussão sobre a ligação entre o passado, o presente e o futuro, mostrando como o que vivemos hoje revela heranças do que aconteceu antes. Na avaliação da professora universitária, se o passado não for considerado, ele deixa um espaço vazio que pode ser ocupado até pelo crescimento da desinformação.

“Na verdade, esse livro, Dimensões do Mídia e Dimensões do Tempo, é um livro que se reflete a partir de um evento nosso, que a gente fez a primeira edição em 2023 e vamos fazer a segunda edição, que atravessa as diversas dimensões do nosso tempo, do nosso contemporâneo, com uma perspectiva de diálogo com o passado, que todos nós somos afetados pelo passado e afetamos o passado. Se não afetamos o passado, significa que há um gap, há um buraco, aí cabe tudo, inclusive desinformação”, disse a professora.
Ainda conforme Ana Regina, cada autor que participou da organização traz uma perspectiva particular sobre o tema, a partir de uma base empírica, ou seja, da realidade que ele consegue notar no próprio presente. A ideia é destacar como o debate sobre a temporalidade atravessa diferentes vertentes, sendo ele compartilhado tanto pelo jornalismo quanto pelas outras ciências.

“Então a tentativa é essa, é diversa tridimensionalidade temporal. Para o passado, presente e futuro, a gente está dialogando aquilo que nós percebemos no presente. Aí cada autor tem a sua perspectiva, mas tem uma empiria, ou seja, observamos o que está no nosso presente", acrescentou Ana Regina.
A jornalista e pesquisadora Thais Guimarães detalhou o caminho da organização do livro e acrescentou que o e-book foi formado a partir de grupos de trabalho que trataram de diferentes objetos empíricos, como questões de gênero, racismo, desinformação, telenovelas, discursos de ódio e negacionismo. A jornalista destacou ainda que o livro revela como o tempo atravessa o presente junto ao passado, questionando a ideia de linearidade e mostrando como ele é formado pelas várias experiências compartilhadas na discussão. A organização ficou a cargo de 13 pesquisadores envolvidos no evento realizado pelo NUJOC.

“Eu trabalhei mais na organização, trabalhei na organização do evento e depois na organização dos livros que foram publicados do nosso livro, ele se divide a partir dos Grupos de Trabalho em que esses artigos foram apresentados. Então nós vivemos cinco grupos de trabalho, era grupo de trabalho que tratava esses objetos empíricos a partir de atravessamentos sobre questões de gênero, de racismo, sobre a questão da desinformação. Então, a gente vai ter trabalhos dos mais diversos, a gente vai ter trabalhos que analisam telenovelas, a gente vai ter trabalhos que falam de desinformação, de discurso de ódio, tudo isso sempre pautado por essa questão do atravessamento do tempo, do tempo nessa fusão do tempo do presente com o tempo do passado, também questionando a linearidade do tempo, tem muitos que trabalham com isso, principalmente quem trabalha na perspectiva do Paul Ricoeur, por exemplo. Então, se eu pudesse resumir o nosso trabalho, por isso que a Ana fez questão de dizer: não, a gente não é filósofa, a gente não é historiador, nós somos comunicadores, mas a gente está sempre ali, se atravessando pela filosofia, pela história e principalmente falando de temporalidades”, detalhou Thais Guimarães.
Livro Mídia e Dimensões do Tempo
Publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), o livro “Mídia e Dimensões do Tempo" traz uma reflexão profunda sobre como o tempo e suas múltiplas dimensões influenciam a comunicação, a sociedade e a forma como ela interage no mundo digital. O e-book é dividido em seis partes e aborda temas contemporâneos como desinformação, discursos de ódio, negacionismo científico e as novas dinâmicas sociais trazidas pela vida “plataformizada”. Com 13 organizadores, todos pesquisadores, à frente da produção, o livro é uma coletânea das produções submetidas ao evento “Mídia e Dimensões do Tempo” organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), que tem a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Ana Regina Rêgo, como coordenadora.
Ver todos os comentários | 0 |