O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), começou seu discurso em solenidade na manhã desta quinta-feira (12) com uma fala que tem chamado a atenção. Segundo ele, enquanto for governador, não haverá enforcamento de feriado no estado, com exceção dos pontos facultativos já definidos no começo do ano. Começando de forma bem-humorada, ele disse que em feriado também se trabalha.

“Quero dizer a todos vocês que estão aqui hoje no feriado: em feriado, a gente também trabalha, viu?”, disse o chefe do executivo durante solenidade para a entrega de 200 viaturas para a Polícia Militar.

Foto: Lucas Dias/GP1
Rafael Fonteles

Em seguida, ele reforçou que os pontos facultativos já foram definidos através de decreto publicado no início do ano. “Estavam me perguntando se teria ponto facultativo amanhã [sexta-feira] e quero dizer que já fiz um decreto dizendo quais são os pontos facultativos. Então, enquanto eu for governador, não vai ter nenhum enforcamento de feriado, no Piauí”, concluiu.

O decreto

O decreto Nº 21.814, de 09 de fevereiro de 2023, traz o calendário completo de feriados e pontos facultativos para este ano.

Os pontos facultativos foram declarados nas seguintes datas: Carnaval (20 e 21 de fevereiro); Feriado de Cinzas (22 de fevereiro); Semana Santa (06 de abril); Dia do Servidor Público Estadual (28 de outubro); Dia de Nossa Senhora da Conceição (08 de dezembro).

Além disso, não haverá expediente nas seguintes datas: Dia do Piauí (19 de outubro); Finados (02 de novembro); Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro).