O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesse domingo (12), que não conhece o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, que ocupa o cargo desde 2021. A declaração foi feita após o ministro ser questionado sobre a possibilidade de ser realizada uma queixa formal do Brasil contra Israel, sobre um possível posicionamento político de Zonshine.

Vieira classificou de “desinformação” a afirmação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o responsável por intermediar a soltura de brasileiros que estavam presos em Gaza. “Posso dizer que todo o esforço para a libertação dos brasileiros, desde o início, foi feito pelo governo do presidente Lula, por instrução dele, acompanhamento diário”, disse o chanceler, em uma entrevista coletiva.

Ainda de acordo com Vieira, ele foi o interlocutor dos contatos com os governos envolvidos e segundo ele “isso resultou na conclusão exitosa desse acordo entre todos os países”. Ele ainda disse que “isso é o que eu posso dizer, isso é o que existe. Além disso, eu acho que é desinformação.”

Há poucos dias, Mauro Vieira falou de Zonshine quando disse que não conversa com o diplomata, e sim com o chefe dele, no país israelense.