Nesta segunda-feira, 20 de novembro, é comemorado em todo o país o Dia da Consciência Negra. Como forma de enaltecer uma das personalidades mais importantes da luta popular, o Palácio de Karnak inaugurou, na data de hoje, a exposição “Trindade Vive”, com registros fotográficos de Francisca Trindade, deputada federal que veio a falecer em 2003, aos 37 anos.

O lançamento da exposição contou com a presença da família de Trindade, do governador em exercício, Themístocles Filho (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), Franzé Silva, grande amigo da deputada, e outras autoridades.

Sob curadoria da fotógrafa Margareth Leite, a exposição estará aberta para visitação até sexta-feira (24), das 8h às 18h, no Salão Branco do Palácio de Karnak. As fotografias são oriundas do acervo pessoal da família e da Fundação Francisca Trindade, bem como de sindicatos e do Diretório do Partido dos Trabalhadores.

Francisca Trindade

Nascida em 1966, Francisca Trindade iniciou sua trajetória com atuação em movimentos comunitários e da juventude. Se filiou ao PT em 1985, se elegendo vereadora em 1996. Depois, se elegeu deputada estadual e em 2002 foi eleita deputada federal com mais de 165 mil votos.

Francisca Trindade morreu em julho de 2003, vítima de um aneurisma cerebral.