Os juízes Nazareno César Moreira Rêis e Brunno Christiano Carvalho Cardoso tomaram posse, na manhã desta segunda-feira (27), nos cargos de juízes membros do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), nas classes de juiz federal titular e substituto, respectivamente, para o biênio 2023/2025.

A solenidade de posse foi conduzida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Erivan Lopes, e contou com a presença de várias autoridades do meio jurídico e político piauiense, entre elas o vice-governador Themístocles Filho.

Nazareno ocupará a vaga deixada pelo juiz federal, Lucas Rosendo Máximo de Araújo, e Brunno Christiano substituirá Agliberto Gomes Machado cujos mandatos terminaram em 22/11/23.

Em entrevista ao GP1, o juiz Nazareno César, que também assumirá a diretoria da Escola Judiciária Eleitoral, falou dos novos desafios. “Espero poder trazer aos nossos servidores, ao público da escola, palestras interessantes, pessoas que possam compartilhar ideias importantes a respeito do nosso tempo e de tudo que a Justiça Eleitoral precisa saber para desempenhar bem a sua função. A educação cívica e digital são os antídotos mais eficazes contra a mentira e manipulação, uma cidadania bem informada e capaz de racionar e discernir a verdade da falsidade é fundamental para o fortalecimento da democracia", declarou o juiz Nazareno César.

O presidente Erivan Lopes destacou o trabalho realizado pelo juiz Lucas Rosendo e elogiou o juiz Nazareno, que assumiu em seu lugar. “Sai o doutor Rosendo, que fez um trabalho profícuo em 2 anos, e entra Nazareno, um juiz experiente que já teve, inclusive, a oportunidade de auxiliar o ministro Cássio no Supremo. Então, a gente espera que o tribunal continue como vem sendo, com efetividade, eficiência e muito harmonia”, declarou o presidente do TRE-PI, Erivan Lopes.