O secretário de Justiça do Piauí, deputado estadual licenciado coronel Carlos Augusto, destacou nesta terça-feira (18) que sua equipe da Sejus-PI está dando andamento em um projeto para reinserir quatro mil pessoas da população carcerária em oportunidades de trabalho.

Conforme o secretário, a Sejus busca adaptar as unidades prisionais tendo a intenção de diminuir a população carcerária do Piauí, que atualmente conta com 6.034 homens e mulheres presos, segundo apontou um levantamento da pasta.

Foto: Lucas Dias/GP1
Carlos Augusto

“Da nossa parte, eu tenho no meu plano de trabalho aqui de colocar a população carcerária para trabalhar, para que eles possam ser reinseridos realmente na sociedade, porque nós concluímos o censo ontem e pela primeira vez, nós colocamos todas as pessoas que cumprem pena, um por um, com 48 questionários, para saber a situação de todos, para que a gente possa adaptar as nossas unidades e realizar um trabalho de fato para que, a médio prazo, a gente consiga diminuir a população carcerária do Piauí. Hoje nós temos 6.034 homens e mulheres que cumprem pena e nós temos uma capacidade de colocar mais de 4 mil deles para trabalhar, temos que nos preparar, reformar nossas unidades de trabalho, estamos pensando nisso, estamos com fábrica de costura, fábrica de cimento, também ofertando panificação para todas as unidades”, detalhou o secretário.

Além disso, o secretário destaca que a Sejus busca experiências que tiveram sucesso em outros estados do Brasil para implementar no Piauí, com o objetivo de promover a ressocialização dos detentos e proporcionar oportunidades de reintegração na sociedade. “Nós temos visitado e observado boas experiências no Brasil a fora aí, nós temos visto vários estados com boas experiências e vamos trazer todas para cá”, pontuou Carlos Augusto.