O Governo do Piauí realizou, nesta quarta-feira (13), uma solenidade em comemoração aos 40 anos da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Na ocasião, o governador Rafael Fonteles (PT) entregou viaturas e realizou a promoção de 508 policiais penais, além de homenagear servidores da área de segurança.

“Celebrar junto ao secretário Carlos Augusto, alguém que tem muita experiência na segurança pública, os 40 anos da Secretaria de Justiça do Estado do Piauí. Além de ser um momento histórico para a promoção de 508 policiais penais, será a maior promoção da história da Sejus do Piauí. Também vamos entregar a entrega de veículos a partir do fundo nacional de segurança pública”, destacou o governador Rafael Fonteles.

“É bom registrar que o ministro Flávio Dino e o presidente Lula destravaram os recursos para uso da Secretaria de Segurança Pública e de Justiça. Por isso estamos tendo tantas entregas para o cotidiano das unidades penitenciárias. Tenho certeza que isso vai resultar em um trabalho ainda melhor”, complementou Rafael Fonteles.

Além das promoções, foram entregues sete viaturas adquiridas, por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para reforçar as atividades da Polícia Penal do Piauí.

Ampliação de vagas

Além disso, o governador Rafael Fonteles também destacou os próximos objetivos da Sejus, sendo um deles a ampliação de vagas do sistema penitenciário piauiense. “Também será realizada a ampliação de vagas no sistema prisional, tanto nas unidades atuais como nas que serão construídas, como em Buriti dos Lopes. O pedido que fiz ao secretário Carlos Augusto tenha estudo e trabalho para aqueles que estão encarcerados, para que possamos garantir em partes a ressocialização”, disse o governador piauiense.

Atualmente, a Secretaria da Justiça custodia cerca de seis mil pessoas privadas de liberdade em 17 unidades penais. O secretário de Justiça do Estado do Piauí, Coronel Carlos Augusto (MDB), reforçou a fala do Chefe do Executivo Municipal sobre a busca por ressocialização. “Nós estamos em um momento muito importante no sistema de cumprimento de pena. Nós temos hoje uma política nacional determinada pelo ministro Flávio Dino, sobretudo na aplicação de recursos a nivel federal. Mas também já estávamos nos alinhando ao plano de governo do Governador Rafael Fonteles: a ressocialização dos apenados. Vamos continuar com essa postura para ajudar com o sistema de segurança pública do estado, evitando a reincidência”, afirmou.