O monitoramento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) indicou que, após as chuvas, os níveis do Rio Parnaíba e do Rio Maratoan, nos municípios de Luzilândia e Barras, atingiram a cota de inundação nesta segunda-feira (11), após ultrapassarem os 3,50m.

Segundo o CPRM, até as 14h30 desta segunda-feira, o nível do Rio Parnaíba, em Luzilândia, chegou a 4,14m, faltando apenas 86 cm para atingir a cota de alerta, quando o rio chega a 5m. Já o Rio Maratoan, em Barras, atingiu 3,65m até as 14h45 de hoje, faltando apenas 25 cm para alcançar o alerta, que é de 3,90m.

Foto: Lucas Dias/GP1
Rio Parnaíba

Ambos os rios fazem parte da bacia do Rio Parnaíba e possui uma área de drenagem de aproximadamente 331.000 km2. Sendo que 75% de sua área está no Piauí, 20% no Maranhão e 5% no Ceará.

O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, na divisa do Piauí, Bahia e Tocantins, e tem uma extensão de 1.344 km e configura em toda sua extensão a divisão do Piauí com o Maranhão. Seus principais afluentes pela margem direita são os rios do Longá, Poti, Canindé e Gurguéia, e pela margem esquerda, o rio das Balsas.