O Ministério do Turismo incluiu a Serra da Capivara entre os 15 destinos que melhor representam a força da natureza e do ecoturismo no Brasil em 2026, reforçando o potencial do estado como referência no segmento. O reconhecimento se deve ao valor singular da Serra da Capivara, localizada no sul do estado, considerada a “galeria de arte mais antiga das Américas”.

O destaque foi feito em publicação institucional. O parque abriga centenas de sítios arqueológicos de relevância mundial e é reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, destacando-se pela preservação, pesquisa científica e experiências de turismo sustentável.

Foto: Divulgação/Ministério do Turismo
Parque Nacional da Serra da Capivara

De acordo com o secretário do Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, o reconhecimento nacional reforça o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado no fortalecimento do turismo sustentável.

“Esse destaque do Ministério do Turismo é um marco importante, que projeta o Piauí como um destino estratégico para o ecoturismo no Brasil em 2026. O estado reúne atributos únicos que integram natureza, cultura, história e desenvolvimento socioeconômico, sempre com foco na sustentabilidade”, afirmou o gestor.