A Assembleia Legislativa do Piauí ( Alepi ) realizou, na manhã desta sexta-feira (27), a outorga da medalha do Mérito Legislativo à ministra Liana Chaib , do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A honraria foi proposta pelo deputado estadual Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT).

A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades do parlamento, do Executivo e do Judiciário, entre elas, o ministro Wellington Dias e o secretário de Comunicação do Estado do Piauí, Marcelo Nolleto.

“Recebo essa homenagem com muita gratidão. Receber uma homenagem do seu próprio estado significa que reconhecem o seu trabalho, e não há nada mais gratificante para uma profissional do que o reconhecimento pelo trabalho, pela força também do que representa uma mulher no cenário nacional. Não tem como eu não me sentir honrada, porque vem das minhas raízes, porque é daqui que eu vim e é para cá que vou voltar. Agradeço ao deputado Marcus, propositor da homenagem, mas também a todos os deputados que ratificaram”, declarou Liana Chaib.

Em entrevista a jornalistas, o deputado Marcus Kalume destacou a trajetória de Liana Chaib, ressaltando que a ministra eleva o nome do Piauí, no espaço que ocupa atualmente. “É uma mulher de extrema importância para o nosso estado, que merece todo o nosso reconhecimento pela sua trajetória de vida. Nada mais justo fazer este reconhecimento com a maior comenda da Casa Legislativa. Quero agradecer aos deputados e deputadas que, por unanimidade, aprovaram este nosso requerimento”, disse.

Mulheres em espaços de poder

Marcus Kalume enfatizou que a honraria também é um reconhecimento da importância de mulheres ocupando espaços de poder. “É um reconhecimento das mulheres nos espaços de poder, um espaço de ministra do TSE, levando o nosso estado para níveis mais elevados e dando o reconhecimento necessário a mulheres que se destacam no Piauí”, afirmou.

Reconhecimento

Presente na sessão, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias , destacou a trajetória da ministra Liana Chaib e sua contribuição para o país. “Eu tive o privilégio de conhecer a querida Liana Chaib, ainda como bancária do Banco do Brasil, eu da Caixa Econômica. Acompanhei a trajetória, tive o privilégio de ainda poder lidar com essa conciliação que ela já fazia como juíza, e depois à condição de chegar a desembargadora e agora ministra do TST, sendo a primeira que chega lá pelo estado do Piauí, uma mulher também que orgulha pela capacidade que tem da coragem”, afirmou.

Sem anúncio no momento

O ministro também ressaltou o papel de destaque da magistrada no enfrentamento ao trabalho escravo no país. “A Liana hoje, por exemplo, é a que coordena o combate ao trabalho escravo para o Brasil inteiro pelo colegiado do judiciário. E ali trabalhamos juntos, através do Ministério do Desenvolvimento Social porque o trabalho escravo é uma vulnerabilidade social”, pontuou.

Wellington Dias ainda elogiou a homenagem concedida à ministra pela Assembleia Legislativa. “Então, essa iniciativa do deputado Marcus Kalume, aprovada pela Assembleia, é, na verdade, muito mais do que um título, uma medalha dada pelo Legislativo pelos seus méritos. É o reconhecimento do próprio Piauí através de um dos seus poderes e nos somamos a ele com muito orgulho”, concluiu.

Trajetória

Nascida em Teresina, Liana Chaib é doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará, tendo ingressado na magistratura em 1990, por meio de concurso público, para o cargo de juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22). Em 2001, foi nomeada para o cargo de desembargadora, até se tornar ministra do TST, em 2022.