O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( Senar ) promoveu, em Brasília, o evento “Saúde Rural em Evidência”, realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, para celebrar o primeiro ano do Programa Saúde no Campo. O encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor rural para debater os avanços, os desafios e as perspectivas da promoção da saúde no meio rural brasileiro.
Criado com o objetivo de conscientizar a população rural sobre a importância do autocuidado e da prevenção de doenças, o Programa Saúde no Campo realiza visitas domiciliares mensais feitas por profissionais da saúde, levando orientação, educação em saúde e bem-estar diretamente às famílias do campo.
Além disso, o programa atua com foco na prevenção de doenças e no diagnóstico precoce, utilizando estratégias de visitas domiciliares e telessaúde para ampliar o acesso aos serviços de saúde nas comunidades rurais.
Em apenas um ano de atuação, o Programa Saúde no Campo já beneficiou mais de 55 mil pessoas em todo o país. No Piauí, os resultados também são expressivos: atualmente, o programa está presente em 75 municípios, atendendo cerca de 2.250 famílias piauienses.
A equipe do Senar Piauí participou do evento comemorativo e destacou a importância da iniciativa para fortalecer a assistência à população rural do estado. Durante o encontro, também foram realizadas articulações junto ao Senar Central para discutir a ampliação do programa, com o objetivo de beneficiar ainda mais famílias piauienses.
Representaram o Senar Piauí no evento o superintendente Diego da Paz, a gerente Márcia Borges, a coordenadora de Saúde Gabriela Fortes, o coordenador de Promoção Social Alvimar Medeiros e as enfermeiras Sara Miranda e Aryanna Quadros.
Para a gerente da GEPPP, Márcia Borges, a participação no evento foi fundamental para a troca de experiências e o fortalecimento das ações desenvolvidas no estado. “Foi muito proveitosa a participação no evento, pois é um momento de troca de experiências com profissionais de outros estados, o que nos ajuda a ampliar a nossa visão. Ao conhecer práticas exitosas, podemos melhorar cada vez mais os nossos resultados na gestão do Programa Saúde no Campo”, destacou.