Fechar
GP1

Piauí

Presidente de Sindicato diz que estadualização do HUT não resolve problemas da Saúde no Piauí

"O correto seria que se fizesse uma parceria entre o Município e o Estado, inclusive com a reabertura de Hospital Getúlio Vargas (HGV)", disse João Sérgio.

João Sérgio, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí falou ao GP1 sobre a questão da Saúde na capital mais especificamente da situação precária do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Sérgio informou que os profissionais de enfermagem demitidos do HUT não estão sendo substituídos.

“Foi realizado concurso público em 2009 e 2010, mas nenhum desses concursados foi chamado para substituir os profissionais de enfermagem que foram demitidos, provocando a sobrecarga dos profissionais da área que trabalham no HUT. Vamos reivindicar melhores salários e condições de trabalho. A situação é tão ruim que técnicos e auxiliares de enfermagem ganham apenas R$ 503,00, menos de um salário mínimo”, desabafou.
João Sérgio disse que atualmente o HUT dispõe de apenas 800 a mil profissionais de enfermagem o que segundo ele é insuficiente para atender a grande demanda do Hospital. Sérgio informou também que cerca de 20% dos trabalhadores da área já foram demitidos do Hospital de Urgência de Teresina.

Questionada sobre a declaração do prefeito de Teresina, Elmano Férrer de que pretende estadualizar o HUT, João Sérgio se mostrou contra, “Acho que essa não é a solução. O correto seria que se fizesse uma parceria entre o Município e o Estado, inclusive com a reabertura de Hospital Getúlio Vargas (HGV), pois todos os problemas do HGV foram transferidos para o HUT. O que houve foi a transferência do problema. O correto seria funcionar o HUT e o HGV”, disse o presidente do Sindicato.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.