Fechar
GP1

Piauí

Começa nesta sexta o Encontro Nacional de Folguedos do Piauí na Vila Olímpica do Albertão

Serão três os espaços de honra montados na Vila Olímpica do Albertão para receber os mais de 180 grupos que se apresentarão nos 10 dias de Folguedos.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarEncontro Nacional de Folguedos do Piauí (Imagem:Divulgação)Encontro Nacional de Folguedos do Piauí
Começa nesta sexta-feira, 18 de junho, às 19 horas, o XXXIV Encontro Nacional de Folguedos, na Vila Olímpica do Albertão. A programação deste ano conta com Mostra Nacional de Quadrilhas, shows musicais, seminários de tradições brasileiras, oficinas de música e dança, Festival de Toadas de Bois e mais os festivais de “Viola e Repente” e “Sanfona de Ouro”.

Doze estados já confirmaram a participação no evento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Pará, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Ceará, Tocantins e Pernambuco. Sergipe com o grupo Samba de Roda e Rio de Janeiro com Jongo de Pinheiral vêm pela primeira vez aos Folguedos E claro, o Piauí participa com vários grupos vindos de 32 municípios.

Serão três os espaços de honra montados na Vila Olímpica do Albertão para receber os mais de 180 grupos que se apresentarão nos 10 dias de Folguedos. O Palco Nacional, o Palco das Tradições e o Palco do Forró. Sendo que a cada noite se apresentam, em média, 30 grupos nos três palcos.

O Palco Nacional recebe por noite, nos dez dias de evento, uma média de 120 apresentações, tendo cerca de 50 mil espectadores com os olhos voltados para este espaço, o que comprova o prestígio que os Folguedos conquistaram ao longo destes anos de realização.

O Palco das Tradições é o espaço, por excelência, dos violeiros, emboladores, malumelengueiros e do pé-de-serra arretado. Neste palco serão realizados os Festivais “Sanfona de Ouro”, “Viola e Repente” e, também, o Festival de Forró, todos os três, competitivos.

Já no Palco do Forró haverá toda noite uma banda de forró garantindo diversão para quem quer passar a noite dançando agarradinho. E tem também Mostra de Quadrilhas que traz, este ano, cinqüenta e cinco quadrilhas com uma média sete apresentações por noite.

Ainda no Palco do Forró é realizado o Festival de Toadas de Bois que objetiva manter vivo e preservar o modo de cantar e dançar piauiense. O festival de Toadas de Boi acontece dentro dos Folguedos nos dias 25,26 e 27 de junho com a média de 11 grupos por noite.

FEIRA DE COMIDAS TÍPICAS

A culinária piauiense é outro atrativo que leva o público a visitar o Encontro Nacional de Folguedos. Cerca de 160 espaços são disponibilizados para a comercialização de comidas típicas. A organização do Encontro Nacional de Folguedos reserva ainda, entre as 20 barracas maiores, alguns espaços para turmas de universitários que estão se formando neste ano, de forma a proporcionar mais uma oportunidade para que esses estudantes universitários consigam captar recursos para viabilizar financeiramente sua formatura.

A movimentação em torno da comercialização de comidas e bebidas durante os Folguedos é um aspecto muito importante por gerar emprego e renda para inúmeras famílias que trabalham nesse ramo de atividade, pois toda a venda obtida pelos barraqueiros se reverte como renda direta para famílias inteiras mostrando como o evento repercute economicamente para a comunidade local.

SEMINÁRIOS “TRADIÇÕES BRASILEIRAS”

O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí realiza todos os anos dentro da sua programação, seminários sobre as tradições brasileiras promovidos em parceria com a UESPI, UFPI e IPHAN. Na Universidade Estadual do Piauí será realizado o Seminário Tradições Brasileiras: Patrimônio Imaterial, de 22 a 24 de Junho, no Campus Poeta Torquato Neto e, na Universidade Federal do Piauí acontece o Seminário Tradições Brasileiras: História, Memória e Tradição Popular, de 21 a 23 de junho.

O objetivo primordial dos seminários é explanar, discutir e refletir sobre as tradições culturais do nosso povo, através das trocas entre os onde se mestres da cultura popular e professores, estudiosos e acadêmicos das universidades.

O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí recebeu, ano passado, 450 mil visitantes sem nenhuma ocorrência policial. O evento é referência no calendário brasileiro das festas juninas, sendo uma grande vitrine para as manifestações da cultura popular.

REISADO DO PIAUÍ

Por ser o espaço da tradição, o Encontro Nacional de Folguedos faz, este ano, homenagem especial a uma das manifestações culturais mais representativas do Estado, o Reisado do Piauí, na figura emblemática de Dona Maria Helena de Sousa Bastos, uma das fundadoras do grupo Reisado do Piauí de Teresina e grande homenageada deste ano.

Funcionária da Fundação Cultural do Piauí durante 25 anos, Dona Maria Helena era uma apaixonada da cultura popular. Mulher atuante, participou durante muitos anos do coral da fundação; além de ter participado ativamente de várias edições do Encontro de Folguedos.

Como não poderia deixar de ser, era a cantadeira do Reisado do Piauí. Por toda sua trajetória de vida e de dedicação à cultura do Estado, nos Folguedos, deste ano, temos a figura de Dona Helena como símbolo de todos os brincantes e mestres dedicados à preservação do reisado do Piauí.

O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí é realizado pelo Governo do Estado, através da FUNDAC e tem como patrocinadores o Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. Além de contar com o apoio fundamental de parceiros como: CCom, Fundação Antares, Humana Saúde; Detran-Pi, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar-Pi, Seduc, UESPI, UFPI, Iphan, Strans, CIPTRAN, SASC, SEDET/PI, GEVISA, Secretaria de Segurança Pública do PI, SDU/SUL E Casa do Cantador.

O Folguedos do Piauí acontece, este ano, de 18 de junho a 27 de junho, na Vila Olímpica do Albertão.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.