Fechar
GP1

Piauí

Greve de dentistas e enfermeiros em Picos continua e postos de saúde estão fechados

Devido à greve dos dentistas e enfermeiros vários postos de saúde em Picos estão fechados e a população sofre sem atendimento.

Devido ao impasse nas negociações entre a prefeitura municipal e a categoria, a greve dos dentistas e enfermeiros de Picos caminha para o 20º dia e com isso, alguns postos de saúde já estão fechados prejudicando o atendimento à população.

Imagem: José Maria Barros/GP1Posto de Saúde do Paroquial está fechado(Imagem:José Maria Barros/GP1)Posto de Saúde do Paroquial está fechado

Na última segunda-feira, 31 de outubro, representantes da Associação dos Profissionais do Programa Saúde da Família de Picos (APPSF), reuniram-se com a secretária municipal de Saúde, Hildegardes Gomes de Medeiros Borges, a Maninha, e com a deputada Belê Medeiros (PSB), para tentar resolver o impasse. No entanto, as negociações avançaram pouco e a greve continua por tempo indeterminado.

Segundo Winston Alves Silva, presidente da APPSF, na reunião de ontem, 31, não houve discussão de pauta, apenas a reapresentação da contraproposta do município de reposição salarial de 35%, que não foi aceita pela categoria.

Imagem: José Maria Barros/GP1Profissionais mobilizados na secretaria de saúde(Imagem:José Maria Barros/GP1)Profissionais mobilizados na secretaria de saúde

Para tentar chegar a um acordo, os dentistas e enfermeiros reduziram de 50% para 40% o pedido de reajuste salarial e a secretária municipal de Saúde Maninha e a deputada Belê Medeiros se comprometeram em levar a proposta para ser avaliada pelo prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB).

“A deputada e a secretária de Saúde concordaram com as nossas reivindicações, disseram que são justas, que o município tem condições de pagar, porém, a decisão cabe ao prefeito”, lembrou Winston, acrescentando que diante disso a categoria decidiu esperar por uma resposta. Se for favorável, retornam ao trabalho, caso contrário continuarão paralisados até que os pleitos sejam atendidos.

“Não vamos interromper um movimento agora para continuarmos sendo levados em ‘banho maria’. Iniciamos as negociações com a secretaria de saúde no dia 7 de junho e não houve avanços”, contou Winston, esclarecendo que antes de entrarem em greve os profissionais fizeram uma paralisação de advertência, cumpriram todos os prazos pedidos pela gestora. Ele lembra que na próxima quinta-feira completa 21 dias do movimento e a população é quem está sendo prejudicada.

Postos fechados

Winston ressalta que, por conta do movimento vários postos de saúde estão fechados e outros sem atendimento odontológico e com o atendimento dos enfermeiros comprometidos. Na parte de farmácia também existe problemas, principalmente na distribuição dos medicamentos, pois, a técnica de enfermagem não pode trabalhar sozinha, tem que está sob supervisão do enfermeiro. “Não pode remover uma sutura, então, fica bastante complicada a situação da saúde no município de Picos”, enfatiza.

Imagem: José Maria Barros/GP1Antes da greve profissionais promoveram paralisação de advertência(Imagem:José Maria Barros/GP1)Antes da greve profissionais promoveram paralisação de advertência

Sobre a expectativa de um acordo nos próximos dias, o sindicalista disse que a secretária de Saúde deixou claro na reunião de ontem que não trabalha com prazos e que sob pressão não resolve nada. “Então, dissemos que quando ela resolvesse entrasse em contato conosco. Enquanto isso a gente continua em greve e mobilizados”, informou Winston.

Outro lado

A deputada Belê Medeiros disse que estão num processo bem avançado de negociação e acredita que o impasse será resolvido o mais breve possível. “Consolidamos a proposta da prefeitura, eles ainda querem uma contraproposta. Vamos discutir com o prefeito e temos a convicção de que vai dar certo”, adiantou.

Imagem: José Maria Barros/GP1Deputada Belê é a nova presidente do PSB em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Belê acredita no fim do impasse


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.