Fechar
GP1

Piauí

Estudantes da Uespi voltarão às ruas para protestar contra caos no Campus de Picos

Organizada pelo DCE 9 de Novembro manifestação será realizada na próxima sexta-feira, 18 de março, a partir das 14 horas.

Depois de esperarem quatro meses alguma providência por parte da reitoria, acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus de Picos, voltarão às ruas na próxima sexta-feira, 18 de março, para uma manifestação de protesto contra o caos instalado na instituição, cujo primeiro período letivo de 2011 está ameaçado por falta de local disponível para abrigar a maioria dos alunos.

A Manifestação está sendo organizada pelo Diretório Central dos Estudantes 9 de Novembro, e tem como objetivo principal pressionar as autoridades a tomarem providências em relação ao Campus de Picos, que enfrenta os mais variados problemas, principalmente a falta de estrutura física para abrigar todos os alunos da instituição, que gira em torno de 3 mil.
Imagem: José Maria BarrosProtesto será concluido na Câmara Municipal de Picos(Imagem:José Maria Barros)Protesto será concluido na Câmara Municipal de Picos
Com faixas, cartazes e nariz de palhaço, os estudantes se reunirão a partir das 14 horas na praça Félix Pacheco e de lá seguirão em caminhada pelas principais ruas da cidade até a Câmara Municipal de Picos, que na oportunidade estará realizando uma sessão solene em homenagem às mulheres, com a presença das sete deputadas piauienses.

Os estudantes deverão entregar às parlamentares um relatório mostrando a real situação da Uespi em Picos e cobrando providências urgentes para o problema, que se arrasta desde 2009 sem que o governo do estado adote qualquer medida, nem mesmo paliativa.

Segundo o diretor administrativo do DCE 9 de Novembro, a iniciativa de promover a manifestação de protesto surgiu em função das inúmeras dificuldades que o Campus da Uespi em Picos vem enfrentando e, também da falta de sensibilidade do reitor Carlos Alberto Pereira que não procura adotar nenhuma solução.

Caos

Para se ter uma idéia do caso instalado na Uespi em Picos, a reforma do prédio do Junco está paralisada desde 2009 e, recentemente o anexo que estava sendo construído foi condenado por engenheiros do CREA-Piauí, em vista de está colocando em risco à vida de alunos, professores e demais servidores da instituição.

Já o anexo cedido pela Secretaria Estadual da Educação e que fica nas dependências do Premen, está em situação caótica e a reforma iniciada na última segunda-feira, 14, somente será concluída em seis meses. Com isso, as aulas que deveriam iniciar na próxima segunda-feira, 21 de março, não tem nem data.
Imagem: José Maria BarrosAlunos da Uespi prometem tomar as raus de Picos em novo protesto(Imagem:José Maria Barros)Alunos da Uespi prometem tomar as raus de Picos em novo protesto
A última manifestação de protesto realizada pelos acadêmicos da Uespi de Picos aconteceu no dia 26 de novembro do ano passado. Na oportunidade eles foram até a Câmara de Vereadores, que aprovou a realização de uma audiência pública para tratar sobre os problemas enfrentados pela instituição. Bastou os estudantes darem as costas e a audiência pública foi cancelada pelos parlamentares.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.