Fechar
GP1

Piauí

OAB-PI cobra das autoridades soluções para poluição e assoreamento do rio Parnaíba

A constatação foi feita em passeio náutico realizado pela instituição na 3ª edição do projeto Águas de Março, evento que marcou o lançamento da Semana Estadual da Água.

“É alarmante a quantidade de dejetos despejados no leito do rio Parnaíba, além do assoreamento das matas ciliares. Vamos procurar a Prefeitura de Teresina para solicitar ações de reflorestamento nas margens e a Agespisa para verificar se os canos que jogam dejetos no rio são de responsabilidade da empresa ou de alguma indústria”, revelou o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil - secção Piauí, João Elício Terto.

A constatação foi feita em passeio náutico realizado pela instituição na 3ª edição do projeto Águas de Março, evento que marcou o lançamento da Semana Estadual da Água. O presidente da Ordem, Sigifroi Moreno, destacou a importância ecológica, cultural e econômica do rio Parnaíba, que junto com os seus afluentes alcança mais de 90% dos municípios piauienses. “É o nosso maior patrimônio natural”, frisou.

A presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-PI, Roberta Alencar, destacou que a atividade não serve apenas para apontar os problemas, mas também para conscientizar a população sobre a importância de exigir providências do Poder Público. “Todo o passeio foi documentado fotograficamente e essas fotos farão parte do relatório encaminhado às autoridades”, pontuou.

O secretário geral da Comissão de Meio Ambiente da OAB-PI, Adriano Holanda, ressaltou que a Ordem vai entrar em contato com a OAB do Maranhão para buscar soluções em conjunto, já que o rio divide os dois estados.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente é parceira da iniciativa desde a primeira edição. De acordo com secretário Dalton Macambira, uma efetiva ação governamental está sendo executada através do Programa de Revitalização da Bacia do Parnaíba, que destinou R$ 230 milhões do PAC para obras como a ampliação da rede de esgotamento sanitário dos municípios ribeirinhos.

Também participaram do evento o secretário de Meio Ambiente de Teresina, Valdemir Virgínio, e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Luciano Nunes, além de ambientalistas como o coordenador da Rede Ambiental do Piauí, Dionísio Neto.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.