Fechar
GP1

Piauí

ABSURDO! Equipe do GP1 flagra alunos sendo transportados em veículos "pau de arara" no PI

Irregularidade foi flagrada pela equipe de Reportagem do Portal GP1 na região de Picos.

Ferindo o que determina o Ministério da Educação e Cultura, alunos da rede municipal de ensino em Picos continuam sendo transportados para as escolas em caminhões “pau de arara” ou em caminhonetes tipo D-20. A cena é comum no interior do município, especialmente na região do povoado Cristovinho, onde adolescentes têm que arriscar a vida se quiserem assistir aula.
Imagem: José Maria Barros/GP1Equipe do GP1 flagra estudantes de Picos indo à escola em pau de arara(Imagem:José Maria Barros/GP1)Equipe do GP1 flagra estudantes de Picos indo à escola em pau de arara
A denúncia partiu do suplente de vereador e líder político Simão Carvalho Filho (PMDB), e foi confirmada in loco por uma equipe de reportagem do Portal GP1, que na quinta-feira passada flagrou vários estudantes sendo transportados em uma F.4000 branca, placas BIF 9324, Picos - Piauí, com destino a escola Expedito Albano, no povoado Curralinho I.

“A situação continua a mesma, não foi mudado nada. A prefeitura de Picos não colocou nesta região nenhum veículo adequado para fazer o transporte dos alunos. Eles continuam indo para as escolas em cima de caminhões paus de arara e em caminhonetes tipo D-20, o que não é permitido por lei”, adverte Simão Carvalho Filho.
Imagem: José Maria BarrosSuplente de vereador Simão Carvalho foi quem fez a denúncia.(Imagem:José Maria Barros)Suplente de vereador Simão Carvalho foi quem fez a denúncia.
Segundo ele, com a mudança na secretaria municipal da Educação a nova titular da pasta, Luísa Rodrigues, que é mulher do Procurador do Município Agrimar Rodrigues de Araújo, garantiu que nenhum caminhão pau de arara continuaria transportando alunos de Picos para as escolas, porém, o que se percebe, é que a promessa não foi cumprida e a situação permanece a mesma da gestão anterior.
Imagem: José Maria Barros/GP1Após cansativa e perigosa viagem, estudantes descem do pau de arara(Imagem:José Maria Barros/GP1)Após cansativa e perigosa viagem, estudantes descem do pau de arara
O suplente de vereador Simão Carvalho Filho disse que estava denunciando o caso pela segunda vez em um ano, mas esclarece que não tem nenhum problema pessoal com os proprietários dos carros, mas entende que, se existe a lei ela tem que ser cumprida, até porque o Ministério da Educação envia recursos para bancar o serviço, ou seja, o transporte adequado dos alunos em carros fechados.
Imagem: José Maria Barros/GP1Depois da viagem arriscada, estudantes aguardam início da aula(Imagem:José Maria Barros/GP1)Depois da viagem arriscada, estudantes aguardam início da aula
Apesar da denúncia feita em março do ano passado a situação continua a mesma. “Permanece uma F.4000 transportando alunos do Curralinho II passando pelas Carnaíbas com destino a escola Expedito Albano, no Curralinho I. Existe outra F.4000 trazendo alunos do Bocolô e do Tanque até o mesmo colégio, além de uma caminhonete D-20 transportando alunos de Serra do Tanque para esta mesma escola”, denunciou Simão Carvalho Filho.

Como as estradas, todas apertadas e de chão batido, estão em péssimas condições, o trajeto até a escola é feito com muito sofrimento. Durante todo o percurso os estudantes vão seguindo aflitos, se segurando com força na carroceria do caminhão ou da caminhonete para não cair.
Imagem: José Maria Barros/GP1Estudantes da rede municipal de ensino em Picos ainda são transportados em pau de arara(Imagem:José Maria Barros/GP1)Estudantes da rede municipal de ensino em Picos ainda são transportados em pau de arara

Licitação

Nesta sexta-feira, 25 de março, a partir das 08 horas da manhã no Palácio Coelho Rodrigues – sede do poder municipal -, a Prefeitura de Picos realiza Pregão Presencial com o objetivo de contratar veículos para o transporte de alunos da rede municipal de ensino. O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial dos Municípios edição do dia 16 de março, assinado pelo Pregoeiro João Barbosa Leal.

No último Pregão Presencial destinado a contratação de veículos para o transporte de alunos da rede municipal de ensino em Picos, realizado em julho do ano passado, o promotor público Marcelo de Jesus Monteiro de Araújo, titular da 1ª Promotoria, descobriu uma fraude na licitação ao perceber que os envelopes contendo as propostas eram todos iguais, portanto, uma licitação de cartas marcadas. Na época ele solicitou a demissão do pregoeiro e foi atendido.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.