Fechar
GP1

Piauí

Moradores reivindicam melhorias em ocupação da Zona Sul de Teresina

A promotora Leida Diniz foi até o café da manhã realizado pelos moradores da ocupação, para proferir uma palestra sobre a situação das mulheres que vivem nessas ocupações.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Parque Vitória(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Parque Vitória
Moradores do Parque Vitória, na Zona Sul de Teresina, comemoraram na manhã deste sábado (10), sete meses de ocupação na região. Mais de quatro mil pessoas ocuparam um terreno de 82 hectares e agora reivindicam melhorias para a região.

Muitos dos moradores vivem com medo do despejo, já que existe uma liminar na justiça pedindo que os moradores sejam retirados do terreno. Muitos já começaram a construir as suas cassa e não tem para onde ir. “Mora aqui desde 12 de agosto de 2011. Essa é uma oportunidade que a gente tem de ter uma casa própria. Se tirarem a gente daqui, não temos para onde ir. Já fizemos de tudo para conseguir esse lugarzinho”, disse a moradora Fátima Rodrigues, que é casada e tem dois filhos.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Moradoras Fátima e Francisca(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Moradoras Fátima e Francisca
Como a ocupação é recente, falta estrutura na região. A promotora Leida Diniz foi até o café da manhã realizado pelos moradores da ocupação, para proferir uma palestra sobre a situação das mulheres que vivem nessas ocupações. Segundo a promotora, muitas famílias não conseguem atendimento médico e nem mesmo matricular seus filhos em escolas por não ter uma moradia.

“O que acontece hoje é que as melhores casas ficam para os ricos, os empresários. Já a população mais pobre fica com os grotões, as favelas e as vilas. O que eles estão fazendo, é uma luta garantida pela constituição federal que prevê moradia para as pessoas, mas que infelizmente não está sendo cumprida. Eu lamento a ausência do poder público diante dessa situação, é um absurdo a pessoa não te acesso aos postos de saúde ou escolas pelo fato de não ter uma moradia. Pode esperar que na época de campanha, só o que vai aparecer aqui são pessoas fazendo promessas e lá se vão mais quatro anos de enganação”, desabafou a promotora.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Promotora Leida Diniz(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Promotora Leida Diniz
O líder comunitário Zé da Cruz, afirmou que vai continuar na luta para que todos consigam ter a sua moradia. “O que nós estamos fazendo é uma luta pela regularização fundiária e já tem até uma liminar de despejo contra os moradores. Nós já recebemos a visita do prefeito Elmano Férrer, que conheceu a região e garantiu que vai fazer um levantamento para tentar colocar essas pessoas no programa ‘Habitar Legal’. Até agora, ainda estamos esperando um envolvimento do governo. O que nós sabemos é que vamos resistir nessa luta pela casa própria”, disse Zé da Cruz em entrevista ao portal GP1.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Zé da Cruz no Parque Vitória(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Zé da Cruz no Parque Vitória
Neste sábado, em comemoração aos 7 meses de ocupação, foi realizado às 8h30 um café da manhã. Pela tarde acontece um jogo de futebol entre os moradores e à noite tem a escolha da garota Parque Vitória seguida de uma festa.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Moradores do Parque Vitória(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Moradores do Parque Vitória
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Parque Vitória(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Parque Vitória
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Francieli e Nayane vão concorrer ao Francieli e Nayane vão concorrer ao "Garota Parque Vitória"
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Comunidade participa de um café da manhã(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Comunidade participa de um café da manhã


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.