Fechar
GP1

Piauí

Câmara Municipal de Picos não realiza sessão por falta de vereadores

No momento da abertura da sessão apenas quatro vereadores se encontravam em plenário

Repetindo um ato que já se tornou corriqueiro, a Câmara Municipal de Picos não realizou a sessão ordinária de ontem, 8 de março, por falta de vereadores. No momento da abertura dos trabalhos, apenas quatro parlamentares se encontravam em plenário, sendo três da oposição e um da situação.
Imagem: José Maria Barros/GP1Plenário da Câmara foi fechado a mando do presidente(Imagem:José Maria Barros/GP1)Plenário da Câmara foi fechado a mando do presidente
Alegando falta de quórum, o presidente da Câmara Municipal de Picos Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB), decidiu não abrir a sessão, a quarta da atual legislatura. Porém, seu ato foi duramente criticado pelo líder da oposição, vereador Hugo Victor Saunders Martins (PMDB).

Momentos após o presidente da Câmara decidir por não abrir a sessão e mandar desligar o sistema de som e fechar o plenário, chegaram ao Palácio Helvídio Nunes – sede do poder legislativo – os vereadores Diógenes Nunes Medeiros (PPS), José Rinaldo Cabral Pereira Filho (Rinaldinho), do PSB e José Luís de Carvalho (PSB), todos da bancada governista.
Imagem: José Maria Barros/GP1Iata optou por não abrir sessão com apenas quatro vereadores(Imagem:José Maria Barros/GP1)Iata optou por não abrir sessão com apenas quatro vereadores
Por conta da não realização da sessão de ontem, alguns projetos e requerimentos que estavam em pauta deixaram de ser votados, dentre os quais uma emenda ao Regimento Interno da Câmara que altera a redação do § 3º do Art. 166, proposta pelo vereador Edilson Ales de Carvalho (PTB).

Reação

Irritado com a decisão tomada pelo colega em não abrir a sessão, Hugo Victor acusou o vereador Iata Anderson de não ter preparo para exercer o cargo de presidente da Câmara Municipal de Picos e qualificou sua atitude como uma palhaçada.

“Foi uma arbitrariedade sem limites na história da Câmara Municipal de Picos. Falta de respeito com os vereadores e com a comunidade. É um vereador que não tem mais compromisso com o povo picoense, só pensa em se promover”, declarou Hugo Victor em relação ao presidente da Casa Iata Anderson.
Imagem: José Maria Barros/GP1Hugo Victor criticou a decisão do presidente da Casa(Imagem:José Maria Barros/GP1)Hugo Victor criticou a decisão do presidente da Casa


Segundo o peemedebista, se Iata Anderson pensasse no povo ele teria aberto a sessão, pois existiam quatro vereadores em plenário, número suficiente conforme a Lei Orgânica do Município, que exige a presença de um terço do total. A Câmara Municipal de Picos conta com dez parlamentares.

Para o líder da oposição, o motivo de o presidente da Casa não querer abrir a sessão era a presença de um expressivo número de servidores filiados ao Sindserm. Eles estavam em plenário para exigir a validade da lei da licença sindical, aprovada pela Câmara Municipal de Picos em 2010 e que, segundo o vereador Hugo Victor, teria sido vetada pelo prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), com data retroativa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.