Fechar
GP1

Piauí

Alunos do curso de Medicina da UFPI realizam manifestação na Avenida Frei Serafim

Os estudantes apontam que com abertura do Hospital Universitário prevista para setembro deste ano a situação pode ser amenizada, mas alguns equipamentos já estão inutilizados

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí realizaram na manhã de hoje (06) uma manifestação na Avenida Frei Serafim contra o aumento no número de vagas para o curso que hoje possui turmas superlotadas com até 40 alunos.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Manifestação na Avenida Frei Serafim(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Manifestação na Avenida Frei Serafim
O Ministério da Educação e Cultura autorizou em junho deste ano o aumento na oferta de vagas de 80 para 120 anuais, representando a entrada de 20 alunos por período. Atualmente cada turma possui 40 alunos.
Imagem: Brunno Suênio/GP1 Salas superlotadas(Imagem:Brunno Suênio/GP1) Salas superlotadas
De acordo com o aluno do 7° período do curso de Medicina, Emir Nunes, desde o início do curso, na década de 70, que a estrutura é a mesma, de 25 alunos passou para 30 e depois para 40, agora o governo aumentou para 60 sem realizar uma mudança na estrutura física e humana do nosso curso.
Imagem: Brunno Suênio/GP1 A esquerda o aluno Emir Nunes(Imagem:Brunno Suênio/GP1) A esquerda o aluno Emir Nunes
Emir Nunes acrescenta ainda que a UFPI não tem convênio com o HUT e algumas aulas práticas como Pronto Socorro e Emergência ficam apenas na teoria. “Se algum aluno sair formado daqui ele não terá condições de atender a um paciente que possa ter quebrado uma perna ou que tenha sofrido um ataque cardíaco”, finalizou o estudante.
Imagem: Brunno Suênio/GP1 Alunos realizam protesto em sala de aula(Imagem:Brunno Suênio/GP1) Alunos realizam protesto em sala de aula
O professor da disciplina de Clínica Cirúrgica, Élio Rodrigues, afirmou que com 40 alunos o seu trabalho já está comprometido e o aprendizado dos alunos também. “Caso esse aumento realmente aconteça não ministrarei aula, pois é inviável”, ressaltou o professor.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Professor Élio Rodrigues(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Professor Élio Rodrigues
Os acadêmicos denunciam também que, atualmente, na disciplina prática de Ginecologia sete alunos examinam um paciente que tem que se expor e ficar pelado na frente de muitas pessoas causando constrangimento tanto para o próprio paciente, como para os alunos.

O Reitor da Universidade Federal do Piauí anunciou ontem (05) a abertura do Hospital Universitário para setembro deste ano. Os alunos apontam que a situação pode ser amenizada com a inauguração do HU, mas alguns equipamentos caros que estão parados há mais de 10 anos já estão inutilizados e não servirão para a população e a comunidade acadêmica.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.