Fechar
GP1

Piauí

Agespisa e Funasa discutem prioridades de saneamento básico temendo descontinuidade de obras

Antônio Filho revelou que tem feito visitas periódicas ao interior do Estado para ver de perto a situação das obras em andamento

 O presidente da Agespisa, Antônio Filho, recebeu o diretor de saúde Ambiental da Funasa, engenheiro Henrique Pires, nesta sexta, dia 15, para tratar de convênios entre as instituições voltados para área de abastecimento d´ água e esgotamento sanitário. Ao todo, Governo do Estado e Funasa têm uma parceria que alcança a margem de R$ 49.772.412,67 milhões, em contratos firmados desde 2008.

Henrique Pires relatou a preocupação da Fundação com a existência de muitos projetos para os quais já foram alocados recursos e com obras que precisam ser continuadas para não sofrer com o processo descontinuidade.

Imagem: AscomAntonio Filho e Henrique Pires(Imagem:Ascom)Antonio Filho e Henrique Pires

“Temos mais de 44 convênios em andamento entre a Agespisa e a Funasa, sendo que alguns estão com 100% dos recursos originalmente destinados já aplicados e outros com percentuais variados de recursos liberados. Estamos fazendo este pent e fino para dar resolutividade que é o que interessa às duas partes”, comentou Pires.

Antônio Filho revelou que tem feito visitas periódicas ao interior do Estado para ver de perto a situação das obras em andamento, bem como a capacidade técnica de cada unidade de atendimento. Segundo o presidente da Agespisa, alguns contratos devem ser reavaliados para averiguar aqueles que ainda têm condições de serem retomados e/ou receberem aditivos.

“Temos todo o interesse em levar este benefício às famílias, mas é preciso avaliar as obras que, realmente, a Agespisa terá condições até mesmo começar, dar prosseguimento e fiscalizar a sua execução. É um processo complexo, que deve atender o aspecto social, mas sem esquecer que estamos tratando de uma empresa que precisa arrecadar. Por isso mesmo, nos projetos implantados ou ampliados queremos que conste a hidrometração”, pontuou Antônio Filho.

“Estamos nos colocand o à disposição da Agespisa para dar andamento a estas importantes obras que vão dar qualidade de vida a milhares de piauienses. É preocupação do Governo Federal, da presidenta Dilma, e que conta com toda a atenção do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com a saúde dos brasileiros. Saúde que tem como ponto crucial estas questões envolvendo abastecimento d´água e esgotamento sanitário”, completou Henrique Pires.

Antônio Filho adiantou que já está prevista para março a inauguração da obra de abastecimento no município de Barras, orçada em R$ 7.515.357,15.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.