Fechar
GP1

Piauí

Sinpolpi denuncia que policiais civis fazem segurança de vice-prefeito preso no Corpo de Bombeiros

De acordo com a denúncia do Sindicato, agentes estão sendo coagidos a desempenhar atividades que não lhe são inerentes. O delegado James Guerra não foi localizado para comentar o caso.

A Polícia Civil do Piauí, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado, prendeu no dia 15 de março o vice-prefeito do município de São Julião, Francimar Pereira, acusado de envolvimento na morte do ex-vereador Emídio Reis no final do mês de janeiro. Francimar Pereira é apontado como o autor intelectual do crime e está preso na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros em Teresina.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Cristiano Ribeiro, denunciou ao Portal GP1 que o delegado geral James Guerra enviou ofício aos delegados do 2º, 3º, 5º e 6º DPs de Teresina determinando o deslocamento de um agente de polícia de plantão para a sede do corpo de bombeiros para que seja prestado auxílio na segurança do vice-prefeito Francimar Pereira.

Imagem: Wanessa Gommes/GP1Cristiano Ribeiro(Imagem:Wanessa Gommes/GP1)Cristiano Ribeiro

O sindicato encaminhou ofícios ao juiz da 2ª Vara Criminal de Execuções Penais, José Vidal de Freitas Filho, ao promotor Elói Pereira, ao presidente da OAB-PI, Willian Guimarães e à corregedora geral da polícia civil, Fernanda Paiva Nunes, informando o fato e pedindo adoção de medidas imediatas para a apuração dos fatos.

O sindicato alega que os policiais civis do 6º DP e demais delegacias estão sendo coagidos a desempenhar atividades que não lhe são inerentes.

Desde a segunda-feira (8) os agentes estão sendo deslocados ao Corpo de Bombeiros. A determinação é para que seja feito o deslocamento até o domingo (14).

A reportagem do Portal GP1 entrou em contato com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros e o tenente Santos confirmou a presença do agente de polícia para auxiliar na segurança do vice-prefeito.

Ministério Público

Imagem: José Maria BarrosPromotor Elói Pereira atuou como representante do Ministério Público(Imagem:José Maria Barros)Promotor Elói Pereira atuou como representante do Ministério Público

Procurado pelo GP1, o promotor Eloi Pereira disse que já recebeu o ofício: " Isso não existe de agente da polícia se deslocar para fazer plantão. Eu recebi o ofício e vamos até o juiz para que ele faça cumprir uma ação já determinada", disse o promotor.

"Não tem essa de agente de polícia de plantão se deslocar para prestar auxílio de segurança, é só mandar para as delegacias, agentes não têm que desempenhar ações que não lhe são inerentes. Esperamos resolver isso hoje mesmo”.

Outro lado

O Portal GP1 tentou contato com delegado James Guerra, mas sem êxito.

Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Delegado James Guerra(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Delegado James Guerra

Veja abaixo o ofício do delegado James Guerra

Imagem: GP1Ofício enviado à delegada do 6º DP(Imagem:GP1)Ofício da delegada do 6º DP determinando o deslocamento de agente de polícia

Veja abaixo a escala feita com os dias que os agentes devem ser delocados

Imagem: GP1Escala(Imagem:GP1)Escala

Veja abaixo o ofício encaminhado ao juiz José Vidal

Imagem: GP1Ofício encaminhado ao juiz José Vidal(Imagem:GP1)Ofício encaminhado ao juiz José Vidal

Imagem: GP1Ofício encaminhado ao juiz José Vidal(Imagem:GP1)Ofício encaminhado ao juiz José Vidal

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.