Fechar
GP1

Piauí

Comissão visita obra da Uespi em Picos e constata lentidão no andamento do serviço

Segundo relatório da comissão em 100 dias de trabalho somente de 10 a 15 por centro do projeto original foi executado

Uma comissão composta por professores, servidores administrativos e alunos da instituição visitou na última sexta-feira, 19 de abril, o canteiro de obras do novo Campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Picos. A constatação é que o serviço está sendo executado lentamente e dificilmente o prazo de conclusão estipulado em 210 dias será cumprido.

Imagem: José Maria Barros/GP1Pouco mais de 10 por cento do serviço foi executado(Imagem:José Maria Barros/GP1)Pouco mais de 10 por cento do serviço foi executado

Nas duas visitas realizadas até o momento, a primeira no dia 4 e a outra em 19 de abril, a comissão fez um levantamento sobre o andamento da obra, número de trabalhadores, jornada de trabalho e a situação do poço tubular, perfurado e não equipado. Com essas informações será elaborado um relatório a ser enviado para as autoridades competentes informando a preocupação da comunidade acadêmica quanto a lentidão do serviço.

Imagem: José Maria Barros/GP1Placa com informações sobre a obra(Imagem:José Maria Barros/GP1)Placa com informações sobre a obra

“O que a comissão constatou é que somente algo em torno de 10 a 15 por cento da obra foi executada até o momento”, informa a professora Edna Moura, integrante da comissão. Segundo ela, a agilidade do serviço é o que mais preocupa a comunidade acadêmica, principalmente em função do ocorrido com o prédio do bairro Junco, cuja reforma está paralisada desde 2009.

Imagem: José Maria Barros/GP1Obra conta  no momento com 49 operários trabalhando(Imagem:José Maria Barros/GP1)Obra conta no momento com 49 operários trabalhando

Sob a responsabilidade da Construtora SE Engenharia Ltda, a obra do Campus e da quadra poliesportiva da Uespi em Picos, foi iniciada em 8 de janeiro deste ano com prazo de execução de 210 dias. “Nossa preocupação é se o serviço será concluído até outubro conforme o projeto, por isso estamos fiscalizando”, adianta a professora Edna Moura.

Imagem: José Maria Barros/GP1Local onde o poço foi perfurado, mas ainda não equipado(Imagem:José Maria Barros/GP1)Local onde o poço foi perfurado, mas ainda não equipado


No tocante ao poço tubular, perfurado e não equipado, a preocupação da comissão diz respeito a qualidade da água. É preciso saber se ela é ou não potável, apropriada para o consumo humano. Para isso é necessário fazer uma análise dessa água, procedimento até o momento não realizado.

Imagem: José Maria Barros/GP1Engenheiro repassa informações sobre o andamento da obra.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Engenheiro repassa informações sobre o andamento da obra.

“O objetivo principal dessas visitas que estão sendo feitas sistematicamente, é levar ao conhecimento da comunidade acadêmica e a sociedade em geral, aquilo que estamos vendo e constatando e não somente aquilo que estamos escutando ou pelas informações repassadas pelo governo”, esclarece Edna Moura.

Imagem: José Maria Barros/GP1Construtora utiliza mão-de-obra especializada.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Construtora utiliza mão-de-obra especializada.

Prazo mantido

O engenheiro da empresa, Naggay Alves, acompanhou a visita da comissão de fiscalização e informou que a obra está em pleno andamento. “Tudo está sendo feito conforme o cronograma inicial e, apesar de alguns imprevistos no início, cumpriremos o prazo estipulado no contrato”, garantiu.

Imagem: José Maria Barros/GP1Engenheiro garante  que obra será concluída dentro do prazo.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Engenheiro garante que obra será concluída dentro do prazo

Imagem: José Maria Barros/GP1Comissão vistoria obra de construção da nova Uespi.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Comissão vistoria obra de construção da nova Uespi.

Construído pelo governo do estado, através da secretaria estadual de Infraestrutura, o novo Campus da Uespi em Picos custará aos cofres públicos recursos da ordem de R$ 3.417.652,05.

Imagem: José Maria Barros/GP1Cerca de 49 operários trabalham na obra.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Cerca de 49 operários trabalham na obra.

Segundo informações da assessoria do governo do estado, quando concluído o novo campus contará com 25 salas de aula, setor de administração, biblioteca, auditório, quatro laboratórios de anatomia, dois laboratórios de informática, praça de alimentação, cantina, sala de musculação, vestuários feminino e masculino, banheiros e um estacionamento para 180 veículos.

Imagem: José Maria Barros/GP1Campus terá mais de três mil metros quadrados de área construída.(Imagem:José Maria Barros/GP1)Campus terá mais de três mil metros quadrados de área construída.

O projeto prevê ainda a construção de uma quadra poliesportiva coberta com arquibancada. Ao todo são 3.865,18 metros quadrados de área construída. O terreno fica localizado na BR-316 e como ocupa uma área de quatro hectares dispõe de espaço para futuras ampliações.

Imagem: José Maria Barros/GP1Água para construção da obra vem de poço cedido por vizinho(Imagem:José Maria Barros/GP1)Água para construção da obra vem de poço cedido por vizinho

Imagem: José Maria Barros/GP1Local onde o poço foi perfurado, mas ainda não equipado(Imagem:José Maria Barros/GP1)Local onde o poço foi perfurado, mas ainda não equipado
Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.