Fechar
GP1

Piauí

"Houve uma evolução", diz secretário Ernani Maia sobre o funcionamento dos hospitais

O gestor falou sobre a situação dos hospitais no estado, sobre o funcionamento do SUS, entre outros assuntos.

A reportagem do Portal GP1 esteve na tarde desta quarta-feira (3) na sede da secretaria de Saúde do estado do Piauí e entrevistou o secretário Ernani Maia. O gestor falou sobre a situação dos hospitais no estado, sobre o funcionamento do SUS, as melhorias impantadas nos municípios e a nomeação de aprovados em concurso.

Imagem: Juliana Barros/GP1Ernani Maia(Imagem:Juliana Barros/GP1)Ernani Maia

Questionado como está a saúde pública no estado, Ernani respondeu: " Vamos primeiro falar sobre o SUS, por que a gente acha que a população não entende e não é obrigação dela entender o que é o SUS, mas é importante saber. O Sistema Único de Saúde, o nome já tá dizendo é um sistema, quando a gente fala, por exemplo, sistema digestivo é composto de vários órgãos, então o SUS que é um sistema, é composto de vários órgãos ou entes, no caso os três entes que cuidam do sistema são Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal, esse sistema está presente em todos os estados do Brasil, com esses três entes que atuam com um único objetivo, que é cuidar da saúde da população. Ele foi criado em 1990 pela lei 8080 e essa lei foi regulamentada já agora em 2011, 21 anos depois, através do decreto 7508. Esse decreto é importante porque deixa bem claro as responsabilidades de cada um desses três entes, o que é de responsabilidade do Governo Federal, do Estadual e do Municipal e a hierarquia desse sistema é dividida em atenção primária, atenção secundária e terciária. A atenção primária é de exclusiva responsabilidade dos municípios, a secundária é do Estado e do Governo Federal, dependendo se for algum estado que tenha hospital federal, por exemplo, como agora vai ter o HU, então esse decreto que regulamentou dando as competências foi muito importante, exatamente para não ter aquele problema de um ficar jogando a responsabilidade para outros", explicou.

Imagem: Juliana Barros/GP1Clique para ampliarErnani Maia(Imagem:Juliana Barros/GP1)Ernani Maia
"No caso do Piauí, dos 224 municípios, 18 municípios são o que a gente chama de gestor pleno, que é o município que recebe todos os recursos do Governo Federal, para assistência à população em todos os três níveis de complexidade, de modo que a vinda do decreto é muito importante para avançar na assistência por que cada ente sabe agora quais são suas responsabilidades", completou o secretário.

Nesse ano será feita uma seleção para escolher os novos diretores dos hospitais: "O Piauí tem 32 hospitais, parte no interior, parte na capital. Em janeiro de 2011 foi realizada uma seleção por mérito para novos diretores desses 32 hospitais, então essa seleção foi feita para uma validade de 2 anos e vai ser refeita agora, sendo que os diretores que estão nos cargos poderão concorrer de novo", disse.

"Houve uma evolução, uns mais, outros menos, mas em todos esses hospitais, houve melhorias, principalmente na parte de cirurgia de média complexidade no interior e de alta complexidade na capital, dos 22 hospitais do interior, todos eles, hoje, têm condições de fazer cirurgia de média complexidade, porque houve melhoria na parte física, na parte de equipamentos, dos recursos humanos, pessoal já chamado desse concurso de 2012 e do concurso de 2009 que foram chamados recentemente os últimos, ainda faltam uns 25, mas vão ser chamados todos, tanto do concurso de 2009 como do atual concurso. O concurso foi feito exatamente para chamar as pessoas pra substituir aqueles que estão contratados a título precário", finalizou.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.