Fechar
GP1

Piauí

Piauienses realizam uma nova manifestação pelas ruas de Teresina

Segundo os organizadores do evento "Movimento Conscientiza Piauí", a manifestação será pacífica e o trajeto inicial seria a partir da Frei Serafim.

A manifestação que começou às 16 horas terminou por volta das 21 horas. Segundo informações da Polícia Militar cerca de 300 pessoas participaram da manifestação que iniciou em frente ao Bom Preço na Frei Serafim, passou pelo Palácio de Karnak, centro da cidade, Avenida Maranhão e terminou na Ponte Juscelino Kubitschek.

Durante a manifestação, um estudante foi esfaqueado e outro manifestante atropelado por um táxi. No centro da cidade, vândalos jogaram bombas em lojas e lixo nas ruas, além de agredir jornalistas.



20h47min -
Corpo de Bombeiros chega para socorrer o rapaz atropelado e inicia massagem. Estado é grave e vítima ainda não foi identificada. O jovem foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina.

Imagem: Juliana Barros/GP1Jovem é socorrido(Imagem:Juliana Barros/GP1)Jovem é socorrido
20h39min -
Um manifestante foi atropelado por um taxista, na ponte da Frei Serafim, no sentindo zona Leste-Centro. O rapaz permanece no chão esperando atendimento médico.
Imagem: Juliana Barros/GP1Manifestante foi atropelado(Imagem:Juliana Barros/GP1)Manifestante foi atropelado
Imagem: Juliana Barros/GP1Táxi que atropelu manifestante(Imagem:Juliana Barros/GP1)Táxi que atropelu manifestante
Imagem: GP1Jovem que foi atropelado(Imagem:GP1)Jovem que foi atropelado

20h33min -
Acesso à ponte é liberado e cerca de 15 manifestantes continuam no local. Policiais da Força Tática tentam retirar o tronco.

20h15min -
Ponte da Frei Serafim no sentindo centro-zona Leste está interditada. Veículos estão desviando usando a Marechal Castelo Branco.

19h55min -
Neste momento os manifestantes estão em frente ao Comercial Carvalho da Avenida Frei Serafim. Eles empurram um tronco de uma árvore pela avenida Frei Serafim até a ponte.
Imagem: Juliana Barros/GP1Manifestantes empurram tronco pela Frei Serafim(Imagem:Juliana Barros/GP1)Manifestantes empurram tronco pela Frei Serafim

19h34min -
Os manifestantes caminham em direção à ponte Juscelino kubitschek com a intenção de fechar o acesso no sentido centro-zona Leste.
Imagem: Juliana Barros/GP1Manifestantes interditam Avenida Frei Serafim com a Coelho de Rezende(Imagem:Juliana Barros/GP1)Manifestantes interditam Avenida Frei Serafim com a Coelho de Rezende
19h02min -
Os manifestantes fecharam a Avenida Frei Serafim com a Coelho de Resende. O número de manifestantes já é bem menor e dois foram encaminhados para a Central de Flagrantes.
Imagem: Juliana Barros/GP1Número de manifestantes é reduzido(Imagem:Juliana Barros/GP1)Número de manifestantes é reduzido
18h51min -
Segundo a polícia, a manifestação contou com um pouco mais de 300 pessoas. Mais policiais da tropa de choque chegaram ao local. Coronel Sá Júnior disse ao GP1 que a manifestação está ocorrendo de forma pacífica e que há pessoas infiltradas para atrapalhar o movimento, bem como pessoas que se aproveitam para roubar quem participa da manifestação. "A tropa de choque está preparada para tudo", disse Sá Júnior.

18h46min -
Segundo informações dos manifestantes o rapaz que foi esfaqueado e o irmão estavam com faca e cordas e tumultuavam a manifestação. O adolescente que foi esfaqueado foi levado ao hospital pelos policiais.

18h39min -
A tropa de choque chegou ao local da manifestação.
Imagem: Juliana Barros/GP1Tropa de choque(Imagem:Juliana Barros/GP1)Tropa de choque

Imagem: Juliana Barros/GP1Daniel que foi esfaqueado(Imagem:Juliana Barros/GP1)Daniel que foi esfaqueado
18h36min -
José de Aguiar Neto contou ao GP1 que foi defender um repórter que estava sendo agredido por vândalos quando, cerca de 5 pessoas, começaram a agredí-lo e esfaqueram seu amigo Daniel. Os dois estão num carro e recebem a proteção da polícia.
Imagem: Juliana Barros/GP1Estudante foi esfaqueado nas costas(Imagem:Juliana Barros/GP1)Estudante foi esfaqueado nas costas
18h26min -
O estudante de 15 anos, Daniel de Oliveira, que participava da manifestação foi esfaqueado nas costas. Neste momento jogam bombas no estacionamento do Bom Preço, policiais estão dentro do estacionamento tentando controlar a situação, há muita correria e confusão no local.

18h23min-
Os manifestantes voltaram para a Frei Serafim em frente ao Bom Preço e interditaram a via no sentido zona Leste.

18h20min -
Um menor de 17 anos foi detido por chutar uma loja no centro, mas foi solto por que o patrimônio é particular e não foi dado "queixa". Em entrevista ao GP1, o menor identificado como João Paulo disse que participou de todas as manifestações e acha que "tem que ter um pouco de violência, por que se não as pessoas não olham para o movimento".

18h00min -
Vândalos jogaram pedras no câmera da TV Antena 10 e repórter do GP1 também foi atingida por uma pequena pedra.
Imagem: Juliana Barros/GP1Manifestantes na Avenida Maranhão(Imagem:Juliana Barros/GP1)Manifestantes na Avenida Maranhão
17h48min-
Os manifestantes estão em frente ao Setut e fecharam as duas vias. Um grupo de vândalos joga bombas nos carros e as pessoas estão saindo correndo, com medo.
Imagem: Juliana Barros/GP1Manifestantes no centro(Imagem:Juliana Barros/GP1)Manifestantes no centro
17h44min -
Policiais conversaram com alguns manifestantes sobre a baderna e agora o grupo caminha pela rua Teodoro Pacheco em direção à Avenida Maranhão. Manifestação segue sem maiores transtornos.
Imagem: Juliana Barros/GP1Manifestantes caminham pelas ruas do centro(Imagem:Juliana Barros/GP1)Manifestantes caminham pelas ruas do centro
17h33min -
Manifestantes passam pelas ruas do centro, lojas fecham as portas e um pequeno grupo de vandalos joga bombas na lojas e chutam o lixo. Manifestantes sentaram no chão no intuito de que a polícia identifique os vândalos.
Imagem: Juliana Barros/GP1Vândalos chutaram o lixo na ruas do centro(Imagem:Juliana Barros/GP1)Vândalos chutaram o lixo na ruas do centro
17h30min -
Os manifestantes deixaram a frente do karnak e estão passando pelo Teatro 4 de Setembro.

17h20min-
O ato foi realizado e o hino nacional é cantado pelos manifestantes que ocupam a frente do palácio de Karnak e a escadaria da igreja São Benedito. Policiais apenas observam.
Imagem: Juliana Barros/GP1Manifestantes na escadaria da igreja São Benedito(Imagem:Juliana Barros/GP1)Manifestantes na escadaria da igreja São Benedito
17h16min -
Um ato simbólico está sendo preparado pelos manifestantes, a intenção é formar oito filas e sair correndo em direção ao Karnak e deitar para depois levantar. Segundo, eles para mostrar que o povo estava dormindo e agora acordou.

17h10min -
Os manifestantes passam pela Igreja São Benedito em direção ao Palácio de Karnak.
Imagem: Juliana Barros/GP1Manifestantes em direção ao Palácio de Karnak(Imagem:Juliana Barros/GP1)Manifestantes em direção ao Palácio de Karnak
16h50min -
O número de manifestantes aumentou, há cerca de 150 pessoas que estão voltando pela faixa no sentindo zona Leste- centro. Os manifestantes gritam "vem pra rua", "mãos ao alto, R$ 2,10 é um assalto" e "professor vale mais que o Neymar".
Imagem: Juliana Barros/GP1Manifestantes voltam no sentindo zona Leste-centro(Imagem:Juliana Barros/GP1)Manifestantes voltam no sentindo zona Leste-centro
16h40min -
O grupo está concentrado no cruzamento da Frei Serafim com a Miguel Rosa. Policiais estão com câmeras e celulares tirando fotos dos manifestantes. Um pequeno grupo está barrando os carros.
Imagem: Juliana Barros/GP1Policiais tiram fotos dos manifestantes(Imagem:Juliana Barros/GP1)Policiais tiram fotos dos manifestantes
Imagem: Juliana Barros/GP1Cruzamento Frei Serafim com a Miguel Rosa(Imagem:Juliana Barros/GP1)Cruzamento Frei Serafim com a Miguel Rosa
16h26min -
Os manifestantes estão caminhando no sentindo da ponte Juscelino kubitschek, os policiais acompanham de longe e vão fechando os cruzamentos para que os manifestantes passem. O grupo fechou o cruzamento da Frei Serafim com a Miguel Rosa.

16h11min -
4 viaturas do Ronda Cidadão estão no local e um microônibus chegou com mais policiais militares. Manifestantes tentam fechar as ruas.

Imagem: Juliana Barros/GP1Nova manifestação em Teresina(Imagem:Juliana Barros/GP1)Nova manifestação em Teresina

16h00min
- Cerca de 100 pessoas já ocupam canteiro em frente ao Supermercado Bom Preço, na Avenida Frei Serafim. Quase 30 policiais e 3 viaturas da polícia militar já estão no local, por enquanto está tudo tranquilo.
Imagem: Juliana Barros/GP1Policiais reforçam segurança(Imagem:Juliana Barros/GP1)Policiais reforçam segurança
Imagem: Juliana Barros/GP1Manifestantes fazem os cartazes(Imagem:Juliana Barros/GP1)Manifestantes fazem os cartazes

Uma nova manifestação está sendo realizada na tarde desta quarta-feira (26) na Avenida Frei Serafim em frente ao supermercado Bom Preço na cidade de Teresina. A manifestação começou às 16hs.

Segundo os organizadores do evento intitulado de “Movimento Conscientiza Piauí”, a manifestação será pacífica e o trajeto inicial seria partir da Frei serafim, para o Palácio de Karnark, depois seguirão para Prefeitura de Teresina e logo depois decidirão se vão ou não marchar rumo ao Balão da Avenida Miguel Rosa.

Essa é a quarta manifestação que acontece em Teresina. A primeira aconteceu de forma pacífica na última quinta-feira (20) e houve apenas alguns pequenos atos de vandalismo como a pichação de ônibus. Já a segunda aconteceu na sexta-feira (21), foi marcada pela tentativa de depredação do patrimônio público, como a derrubada de alguns postes de sinalização. A terceira manifestação aconteceu nesta segunda-feira (24) onde uma minoria jogou pedras na Câmara Municipal de Teresina. Todas as manifestações tiveram início na Avenida Frei Serafim.

Manifestações pelo Brasil

As manifestações em Teresina fazem parte da onda de protestos que acontece em todo o Brasil e que já levou mais de um milhão de brasileiros às ruas. O protesto que se iniciou em São Paulo após o aumento da tarifa de ônibus de R$ 3,00 para R$ 3,20, passou a abordar outros temas, como o alto custo para a realização das Copas das Confederações e Copa do Mundo de 2014, que chega aos R$ 30 bilhões, além da PEC 37, a corrupção, falta de investimentos na saúde, na educação, na segurança, entre outros assuntos.

Para acabar com as manifestações, a presidente Dilma Rousseff anunciou cinco pactos relacionados a responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação.
As manifestações já começaram a ter resultados, como a derrubada da PEC 37, que tinha como objetivo tirar do Ministério Público o poder de investigação e a votação do royalties.

Ontem (26), a Câmara de Deputados aprovou o projeto que destina 75% dos royalties para a educação e 25% para saúde. Dessa maneira, correspondendo em parte às expectativas dos vários brasileiros que estão indo às ruas para pedir mais investimentos nessas áreas. A aprovação dos royalties significa um investimento de R$ 280 bilhões para as duas áreas na próxima década.

*Com informações de Valciãn Calixto e Juliana Barros direto do local

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.