Fechar
GP1

Piauí

Unidade Básica de Saúde da penitenciária Irmão Guido atenderá 380 detentos

A construção das unidades são fruto de convênio do Governo do Estado com o Ministério da Justiça

Imagem: Kalberto RodriguesClique para ampliarUnidade Básica de Saúde da Irmão Guido (Imagem:Kalberto Rodrigues)Unidade Básica de Saúde da Irmão Guido
O Secretário Estadual da Justiça, Henrique Rebelo, inaugurou nesta sexta-feira (12), mais uma Unidade Básica de Saúde do sistema prisional piauiense. Dessa vez, a unidade penal contemplada foi a Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. Aparelhada com equipamentos modernos, a Unidade Básica de Saúde da Irmão Guido é composta por uma equipe de médicos, enfermeiro, dentista, psicólogo, assistente social, técnico e auxiliar de enfermagem e auxiliar de saúde bucal, que serão responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 380 detentos.

As Unidades Básicas de Saúde são fruto de convênio firmado entre a Secretaria Estadual da Justiça e o Departamento Penitenciário Nacional - Ministério da Justiça, com recursos do custeio mensal da Sejus e do Fundo Penitenciário Nacional. Segundo Henrique Rebelo, secretário Estadual da Justiça, as Unidades Básicas de Saúde da Casa de Custódia e Penitenciária Irmão Guido irão beneficiar, juntas, cerca de 40% da população prisional do Estado.

“É com grande alegria que inauguramos mais essa unidade de saúde, que junto com a UBAS da Casa de Custódia serão responsáveis pelo atendimento de cerca de 40% da população carcerária do Piauí. A concretização de projetos como esse nos leva a acreditar cada vez mais no valor do trabalho”, ressaltou Henrique Rebelo.

Francisco Antônio Paes Landim Filho, corregedor geral de Justiça, parabenizou a Secretaria Estadual da Justiça pela iniciativa. “Gostaria de parabenizar a Sejus pela iniciativa e dizer que é com grande satisfação que a Corregedoria participa desse momento, que representa não só um avanço do sistema, mas, a garantia do direito à saúde que todo indivíduo possui”, argumenta Paes Landim.

A Secretaria Estadual da Justiça vem se articulando com a Secretaria Estadual da Saúde, a Fundação Municipal de Saúde e as Secretarias Municipais, onde se localizam unidades prisionais, com o intuito de possibilitar aos internos assistência à saúde, não só relativa à atenção básica, mas também nos casos de média e alta complexidade, junto às redes de saúde municipais.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.