Fechar
GP1

Piauí

Secretário Gláuber Silva destaca os avanços com aprovação do Código Ambiental de Picos

Gláuber Silva informou que a aprovação do Código Ambiental vai permitir avanços na defesa do meio ambiente em Picos

O secretário municipal do meio ambiente, advogado Gláuber Silva, destacou os avanços que Picos terá com a aprovação do projeto de lei do executivo instituindo o Código Ambiental do Município.

Imagem: José Maria Barros/GP1Secretário com jornalistas da Liderança FM(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretário com jornalistas da Liderança FM

Elaborada pela secretaria municipal do Meio Ambiente, a lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Picos na última quinta-feira, 27 de junho. O projeto passou por duas votações e teve o voto favorável de quase a totalidade dos parlamentares.

Em entrevista ao vivo concedida a Rádio Liderança FM, Gláuber Silva fez uma breve avaliação dos primeiros seis meses à frente da secretaria Municipal do Meio Ambiente. Destacou, principalmente, a possibilidade de avanços com a aprovação do Código Ambiental semana passada.

“Fizemos a nossa parte. Construímos a lei e enviamos para a Câmara discutir e aprovar. Caberia as comissões legislativas fazerem o debate com a sociedade civil organizada sobre o projeto”, explicou Gláuber Silva referindo-se à polêmica criada em torno da aprovação do projeto que, segundo a oposição, precisaria ser discutido com a população.

Imagem: José Maria Barros/GP1Gláuber enumera propostas para pasta do meio ambiente(Imagem:José Maria Barros/GP1)Gláuber enumera propostas para pasta do meio ambiente

Segundo Gláuber Silva, Picos não contava com um código, com uma lei ambiental para disciplinar as ações da secretaria, ou até mesmo para punir os infratores e prevê as sanções. Então, deparando-se com esse quadro, logo que assumiu a pasta ele trabalhou muito na elaboração do projeto e este foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

“Na elaboração do projeto contamos com a participação de toda a equipe da secretaria. Eu como advogado ajudando os técnicos, as educadoras ambientais, os assessores do meio ambiente imbuídos nesse trabalho para apresentar-mos em tempo hábil esse projeto de lei”, lembrou Gláuber Silva.

Em maio a proposta foi encaminhada para o setor jurídico e de lá para secretaria de Governo, onde foi analisada e levada ao prefeito Kléber Eulálio (PMDB), que assinou o projeto e mandou para a Câmara de Vereadores para ser discutido e aprovado.

“Pela ausência da matéria estávamos impedidos até mesmo de emitir licenças ambientais, de ter uma fiscalização mais intensa. A Câmara aprovou em primeira e segunda votação. Com a sanção do prefeito passamos a ter uma lei ampla que traça as diretrizes e também disciplina as infrações”, destaca Gláuber.

O Código Ambiental de Picos também determina as sanções administrativas e penais, tendo em vista que a lei tem aspecto criminal e facilitará o trabalho proposto pela secretaria municipal do Meio Ambiente.

Imagem: José Maria Barros/GP1Gláuber Silva destaca importância do Código Ambiental de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Gláuber Silva destaca importância do Código Ambiental de Picos

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.