Fechar
GP1

Piauí

Professora lança livro que conta trajetória do jornalista Castelinho

A obra escrita pela professora Daiane Rufino aborda o trabalho do jornalista Carlos Castelo Branco como comentarista político no antigo Jornal do Brasil.

Depois de expor a obra na 23ª Bienal do Livro em São Paulo mês passado, a jornalista e professora da Uespi, Daiane Rufino, lançou ontem à noite, 12, em Picos, o livro de sua autoria, intitulado de “Carlos Castelo Branco: o comentarista paradigmático da imprensa brasileira.
Imagem: DivulgaçãoProfessora lança livro que conta trajetória do jornalista Castelinho(Imagem:José Maria Barros / GP1)Professora lança livro que conta trajetória do jornalista Castelinho

A solenidade de lançamento ocorreu a partir das 19h30 como parte das atividades da 2ª edição do SaliPicos – Salão do Livro de Picos, que está acontecendo no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros.

O lançamento do livro aconteceu no espaço Bate-Papo Literário e contou com a presença do diretor da Uespi – Campus de Picos, Evandro Alberto; diretora da 9ª Gerência Regional da Educação, Humbelina Pacheco; professores, jornalistas e estudantes de comunicação.

Durante o bate papo, Daiane Rufino falou da sua vocação para o jornalismo e fez uma análise do livro da sua autoria, que retrata a trajetória de Castelinho, considerado como um dos mais importantes jornalistas político do Brasil no século passado.

Publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi), o livro é resultado da pesquisa de mestrado realizada pela professora Daiane Rufino na Universidade Metodista de São Paulo e financiada pela Capes. O trabalho foi orientado pelo professor José Marques de Melo.
Imagem: José Maria Barros / GP1Professora lança livro que conta trajetória do jornalista Castelinho(Imagem:José Maria Barros / GP1)Professora lança livro que conta trajetória do jornalista Castelinho

“Ao propor o estudo sobre Carlos Castello Branco, minha intenção foi a de compreender o trabalho deste jornalista emblemático e compartilho agora, através deste livro, com meus alunos, historiadores e demais jornalistas” – lembra Daiane Rufino.

O primeiro capítulo do livro traz uma biografia de Carlos Castello Branco, a infância em Teresina e a vida profissional em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Os demais capítulos trazem a análise dos textos do jornalista publicados durante 30 anos (de 1963 a 1993) na Coluna do Castello (Jornal do Brasil).

A análise é ancorada na teoria dos gêneros jornalísticos com embasamento histórico. “A produção jornalística de Carlos Castello Branco nos possibilita reconhecer o Brasil em um dos momentos políticos mais conturbados da história política: os 20 anos de Ditadura Militar e o processo de redemocratização” - enfatiza Daiane.
Imagem: DivulgaçãoProfessora lança livro que conta trajetória do jornalista Castelinho(Imagem:José Maria Barros / GP1)Professora lança livro que conta trajetória do jornalista Castelinho

Antes de ingressar no magistério, A professora e coordenadora do curso de Comunicação Social da Uespi – Campus de Picos, Daiane Rufino, atuou como jornalista. Foi por um bom tempo editora de política do Jornal Diário do Povo e editora do Portal AZ, ambos sediados na capital Teresina.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.