Fechar
GP1

Piauí

Padre Walmir não faz repasse dos empréstimos consignados

A denúncia foi feita pelo vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB) e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos.

Servidores públicos municipais de Picos estão procurando o sindicato da categoria para denunciar que estão tendo os seus nomes incluídos injustamente no SPC e no SERASA. O motivo seria o não repasse por parte da administração do Padre José Walmir de Lima (PT), dos empréstimos consignados contraídos pelos funcionários junto à Caixa Econômica Federal.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir mantém silêncio sobre o problema(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Walmir mantém silêncio sobre o problema

Em pronunciamento na sessão da última quinta-feira, 10, na Câmara Municipal de Picos, o vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB), falou sobre o problema. Da tribuna, ele cobrou uma solução imediata por parte do prefeito Padre Walmir.
Imagem: José Maria Barros/GP1Rinaldinho condena postura da prefeitura de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Rinaldinho condena postura da prefeitura de Picos

Segundo o vereador, o desconto dos empréstimos consignados é feito diretamente na folha de pagamento do servidor, no entanto, o repasse não está sendo feito ao banco de crédito, no caso a Caixa Econômica Federal. Em razão disso, a instituição financeira estaria determinando que os nomes dos funcionários fossem incluídos no SPC e no Serasa.

“Essa semana uma servidora foi efetuar uma compra no Boticário e passou pelo constrangimento de não fechar o negócio porque o seu nome estava no SPC e no Serasa. E o motivo é que ela tomou empréstimo consignado e a Prefeitura Municipal não vem fazendo os repasses para o banco” – denunciou Rinaldinho.

Para o parlamentar, o que a Prefeitura de Picos vem fazendo não tem justificativa, pois os valores são previamente descontados dos salários dos servidores diretamente na folha de pagamento. O ato pode ser considerado como apropriação indébita e caracterizado como crime de improbidade administrativa por parte da gestão do Padre Walmir (PT).

Atrasos


Por solicitação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm), a Caixa Econômica Federal informou, através de ofício, o motivo das pendências dos funcionários.

Segundo a instituição de crédito, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos encontra-se com extratos vencidos em 25 de outubro e 25 de novembro de 2015, tendo como mês base setembro e outubro deste ano, respectivamente. Já a Secretaria Municipal de Educação não pagou os extratos com vencimento em primeiro de novembro e primeiro de dezembro de 2015. Nesse caso os débitos têm como mês base de desconto em folha outubro e novembro de 2015, respectivamente.
Imagem: José Maria Barros/GP1Presidente do Sindserm convoca reunião para discutir atraso dos consignados(Imagem:José Maria Barros/GP1)Presidente do Sindserm convoca reunião para discutir atraso dos consignados

Diante do problema, a diretoria do Sindserm está convoca os servidores da educação e saúde que contraíram empréstimos consignados junto à Caixa Econômica Federal para uma reunião na próxima segunda-feira, 14, às 17 horas, na sede do Sindicato. Na oportunidade irão tratar das pendências cadastrais de ambas as secretarias, pois as mesmas não estão repassando os descontos feitos em folha para o banco, colocando, com isso, os nomes dos servidores no SPC e SERASA.




Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.