Fechar
GP1

Piauí

Chico Lucas diz que vai trabalhar para melhorar o judiciário

O novo presidente da OAB secção Piauí, destacou que irá trabalhar para ajudar os novos advogados que chegam ao mercado.

Em visita ao GP1, na manhã desta quinta-feira (17), o presidente eleito da Ordem dos Advogados do Brasil secção Piauí (OAB-PI), Chico Lucas, falou sobre as ações para o seu mandato que inicia em 2016 e segue até 2018. O advogado declarou que pretende implementar várias ações para ajudar a categoria.

Para Chico Lucas, ajudar a melhorar o judiciário piauiense será seu principal desafio. “O judiciário do Piauí, apesar de todos os esforços dos magistrados, dos servidores e por parte dos gestores, apresenta resultados aquém do esperado. Nos últimos anos o CNJ tem feito avaliações e o Tribunal de Justiça do Piauí figura em posições que nos entristecem. A nossa principal missão é lutar e ver como nós podemos colaborar para que esse judiciário melhore, tanto apresentando propostas, como soluções. Também queremos mais atuação dos advogados, fiscalizando a aplicação dos recursos, aplicação do material, das pessoas, da distribuição, tudo isso são coisas que a Ordem precisa se envolver mais, pois a grande questão que mais aflige os advogados é a questão do judiciário”, destacou Chico Lucas.
Imagem: Lucas Dias/GP1Entrevista Chico Lucca Presidente da OAB(Imagem:Lucas Dias/GP1)Chico Lucas, Presidente da OAB

Novos advogados

O novo presidente da OAB secção Piauí, destacou que irá trabalhar para ajudar os novos advogados que chegam ao mercado. Essa ajuda deve começar desde a faculdade, onde afirma que muitas instituições precisam melhorar o ensino.

“Preocupa principalmente a formação dos novos bacharéis, ás vezes as instituições não se preocupam com essa qualificação e a gente tem que combater essa quantidade de cursos sem qualidade. Se fosse com qualidade, aí não teria problema. O mais importante é se preocupar com a formação e algumas faculdades hoje têm uma qualidade que deixa a desejar e a Ordem vai fiscalizar”, declarou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Chico Lucas fala das ações para o seu mandato(Imagem:Lucas Dias/GP1)Chico Lucas fala das ações para o seu mandato
Chico Lucas afirmou que cada ano, muitos advogados ingressam no mercado de trabalho e é preciso ajudar a distribuir com esses novos formandos. “Outro problema, é que sabemos que 2016 será um ano difícil e devemos buscar alternativas para os advogados. Anualmente temos uma massa de advogados chegando ao mercado e nós temos que buscar soluções. Temos buscar onde esses advogados possam se arranjar no mercado de trabalho”, disse Chico Lucas que informou que também será feito investimento na qualificação desse advogado. “A pessoa que entra no mercado é bacharel aprovado no exame, mas não é advogado. Ser advogado é diferente, é saber se relacionar, saber cobrar. Quando vai para o mercado de trabalho é completamente diferente. Uma coisa é a cadeira acadêmica e outra coisa é a realidade. Temos que investir em qualificação e o outro plano é buscar novos mercados”, destacou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Entrevista Chico Lucca Presidente da OAB(Imagem:Lucas Dias/GP1)Chico Lucas, Presidente da OAB
O novo presidente já possui duas propostas para ajudar os novos formandos. “Uma das áreas que vamos buscar investir é na mediação. Vamos tentar implementar um Centro de Mediação. É uma maneira de reunir certos problemas em um local, buscando uma pessoa qualificada, no caso um advogado, sem precisar levar essa demanda para a justiça. Esses centros de mediação podem desafogar o judiciário e criar um mercado para o advogado. Vamos ainda estudar direito isso. Também queremos implementar um escritório modelo, onde os advogados que não têm condições de pagar ou de ter uma estrutura, possam usar essa estrutura de maneira que ela será eficiente e de qualidade”, informou o advogado.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.