Fechar
GP1

Piauí

Mais de 600 professores são nomeados durante solenidade no Palácio de Karnak

Ao todo, 653 docentes foram nomeados e serão lotados nas escolas com maior necessidade no interior do Estado.

Os professores aprovados no último concurso da Secretaria da Educação foram nomeados em solenidade na manhã desta quarta-feira (22) no Palácio de Karnak. Ao todo, 653 docentes foram nomeados e estão aptos a realizarem a perícia médica do Instituto de Assistência e Previdenciária do Estado do Piauí – IAPEP, antes da posse.
Imagem: Lucas Dias/GP1Rejane Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Rejane Dias
A Secretária da Educação, Rejane Dias, comentou pontos importantes para que a área receba mais investimentos no Estado e novos professores sejam convocados. “Nós tínhamos uma situação de não poder chamar os professores, que ainda são do ano passado, pois batíamos de frente com o limite prudencial. Agora nós conseguimos nomear 653 professores do ensino fundamental e médio, e mais 34 nutricionistas. Então, para nós, é muito importante esse momento, e vamos avançar para que nos próximos quatros anos o Piauí esteja entre os melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb”, comentou a secretária.

O governador Wellington Dias apontou sobre a necessidade de priorizar a qualidade da educação, com incentivos às escolas que apresentam indicadores crescentes nas avaliações do MEC. “Nós queremos saber quais as escolas que temos o Ideb que ultrapassa a média do Piauí, que é 4. Queremos ainda alcançar a média de 1 professor para 40, mas queremos alcançar pelo menos 1 para 25, pois quanto mais alunos nós tivermos, mais condições teremos de remunerar melhor os seus profissionais”, enfatizou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias
Para o professor de Educação Física, João Henrique Castro, que será lotado no município de Joca Marques, a nomeação gerava grande expectativa por parte dos aprovados. “Nós estávamos esperando desde o ano passado. Agora a secretária pediu que para a gente fazer os exames e tomar posse. É o que queremos, todos os professores querem estar em sala de aula à disposição dos alunos, isso é importante”, destacou o professor.
Imagem: Lucas Dias/GP1João Henrique Castro(Imagem:Lucas Dias/GP1)João Henrique Castro
Imagem: Lucas Dias/GP1Nomeação dos professores (Imagem:Lucas Dias/GP1)Nomeação dos professores
Imagem: Lucas Dias/GP1Nomeação dos professores(Imagem:Lucas Dias/GP1)Nomeação dos professores
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington e Rejane (Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington e Rejane
Imagem: Lucas Dias/GP1Professores nomeados(Imagem:Lucas Dias/GP1)Professores nomeados
Imagem: Lucas Dias/GP1Solenidade de nomeação dos aprovados(Imagem:Lucas Dias/GP1)Solenidade de nomeação dos aprovados
Imagem: Lucas Dias/GP1Assis Carvalho(Imagem:Lucas Dias/GP1)Assis Carvalho
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretário Daniel Oliveira(Imagem:Lucas Dias/GP1)Secretário Daniel Oliveira
Imagem: Lucas Dias/GP1Fábio Xavier(Imagem:Lucas Dias/GP1)Fábio Xavier
Imagem: Lucas Dias/GP1Secretário Franzé(Imagem:Lucas Dias/GP1)Secretário Franzé

Reivindicação

Durante a solenidade, um grupo de professores realizou uma manifestação em frente ao Palácio de Karnak, reivindicando a convocação dos mais de 2 mil aprovados do mesmo concurso de 2014.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias
O governador Wellington Dias destacou a presença dos professores na manifestação e aprovou a forma como foi feita a reivindicação por parte da categoria, e respondeu afirmando que deve convocar mais professores de acordo com as possibilidades do Estado, para que não ultrapasse o limite de gastos.
Imagem: Lucas Dias/GP1Diego Parente(Imagem:Lucas Dias/GP1)Diego Parente
Em contrapartida, o manifestante e professor de história, Diego Parente, propôs que o chefe do poder executivo estadual garantisse menores gastos com pessoal em cargos comissionados, a fim de aumentar a margem de contratação de servidores públicos. “A nossa proposta hoje é que cada deputado, secretário, pessoal em cargo comissionado, o próprio governador, abra mão de seus salários e passem à remuneração que recebe um professor”, defendeu Diego Parente.
Imagem: Lucas Dias/GP1Faixa dos manifestantes(Imagem:Lucas Dias/GP1)Faixa dos manifestantes
Imagem: Lucas Dias/GP1Manifestantes(Imagem:Lucas Dias/GP1)Manifestantes

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.