Fechar
GP1

Piauí

Câmara de Teresina aprova reajuste para servidores e sindicato diz que greve continua

"Vou votar, vou cumprir meu papel, vou votar lamentavelmente nessa aberração imposta pelo nosso ditador Firmino Filho", disse vereador Dudu durante sessão.

Na terça-feira (09) estava prevista a segunda votação do projeto para reajuste dos servidores públicos municipais de Teresina. No entanto, servidores invadiram o plenário da Câmara e impediram a votação.

Os servidores permaneceram na Câmara durante toda o dia e passaram a noite.

Ainda na noite de ontem, uma ordem judicial assinada pela juíza Maria Luiza de Moura Mello Freitas determinou a retirada dos servidores municipais que estavam acampados dentro do plenário da Câmara Municipal de Teresina. Apesar do mandato, os servidores permaneceram no local durante toda a noite e nessa manhã houve tumulto no local.
Imagem: Raisa Brito/GP1Servidores pedem reajuste de 55,7%(Imagem:Raisa Brito/GP1)Servidores pedem reajuste de 55,7%
Os vereadores foram a Câmara para realizar a segunda votação sobre o projeto de reajuste de 7% para a categoria, proposto pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho. Mas foram impedidos de entrar no plenário pelos trabalhadores. A votação então se dirigiu ao Plenarinho.
A tropa de choque da polícia Militar foi acionada para impedir a entrada dos manifestantes no local. Os servidores ficaram revoltados, e disseram que a ação foi desnecessária.
Imagem: Raisa Brito/GP1Tropa de choque foi acionada para impedir que manifestantes interrompessem a sessão (Imagem:Raisa Brito/GP1)Tropa de choque foi acionada para impedir que manifestantes interrompessem a sessão 
Os servidores municipais pedem um reajuste de 55,7%, mas de acordo com eles, a prefeitura não tenta nem um entendimento com eles. “Eles falam num aumento de 7%, mas na verdade o ganho real é de apenas 1%, disse o servidor público”, Jefferson.
Imagem: Raisa Brito/GP1Tropa de choque da Polícia Militar foi acionada(Imagem:Raisa Brito/GP1)Tropa de choque da Polícia Militar foi acionada
De acordo com a trabalhadora Mariana Silva, o ajuste proposto pelo governo é desumano. “Se o Firmino faz tudo isso com a gente aqui, chama a tropa de choque, imagina o que ele não faz com a gente no nosso local de trabalho. Esse governo não respeita o trabalhador. Tem servidor que recebe até 548 reais. É por isso que a gente tá lutando, o prefeito só lembra da gente nas eleições”, desabafou a servidora em entrevista ao GP1
Imagem: Raisa Brito/GP1Sessão aconteceu no Plenarinho(Imagem:Raisa Brito/GP1)Sessão aconteceu no Plenarinho
A sessão encerrou por volta das 10h20, 18 vereadores votaram a favor do reajuste de 7%, 2 votaram contra e 7 se abstiveram do voto.
Imagem: Raisa Brito/GP1Vereador Dudu (Imagem:Raisa Brito/GP1)Vereador Dudu 
Durante a votação, o vereador Dudu (PT) falou que o ajuste é um absurdo. “Vou votar, vou cumprir meu papel, vou votar lamentavelmente nessa aberração imposta pelo nosso ditador Firmino Filho que não tem coragem sequer de falar os servidores”, disse.

A vereadora Teresa Britto (PV) pediu ao vereador Ferreira (PSD), que o governo desistisse do projeto. “O certo seria o governo negociar com os servidores, ai então criar um projeto”, afirmou.
Imagem: Raisa Brito/GP1Vereador Dudu pediu a palavra novamente(Imagem:Raisa Brito/GP1)Vereador Dudu pediu a palavra novamente
Em resposta, o parlamentar disse que não podia atender ao pedido. “Infelizmente não posso atender aos pedidos de meus colegas, o prefeito está cometendo um ato de coragem em conseguir esse reajuste. A crise não é só no Governo do Estado não”, respondeu.
Imagem: Raisa Brito/GP1Vereadores discutem sobre votação(Imagem:Raisa Brito/GP1)Vereadores discutem sobre votação
Depois da votação, os servidores decidiram deixar a Câmara, eles farão uma nova assembleia para decidir os rumos da greve. Segundo a integrante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), Juliana, hoje a tarde os trabalhadores vão se reunir no sindicato para decidir as diretrizes do movimento.

“Não vamos aceitar o reajuste, a greve continua”, finalizou a servidora Mariana Silva.
Imagem: Raisa Brito/GP1Servidores na Câmara(Imagem:Raisa Brito/GP1)Servidores na Câmara
Imagem: Raisa Brito/GP1Servidores ocupam Plenário(Imagem:Raisa Brito/GP1)Servidores ocupam Plenário
Imagem: Raisa Brito/GP1Trabalhadores desocuparam a Câmara no final da manhã(Imagem:Raisa Brito/GP1)Trabalhadores desocuparam a Câmara no final da manhã

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.