Fechar
GP1

Piauí

Reforma administrativa do Padre Walmir cria secretarias e aumenta número de comissionados

Projeto de lei proposto pelo prefeito de Picos cria duas novas secretarias, quatro coordenadorias e aumenta o número de cargos em comissão.

 Alheio à crise financeira porque passa o município, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), enviou ontem, 21, à Câmara de Vereadores, projeto de reforma administrativa que aumenta as despesas com a máquina pública. Pela proposta serão criadas duas novas secretarias, quatro novas coordenadorias e acrescido o número de cargos em comissão.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir promove reforma adminstrativa(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Walmir promove reforma adminstrativa
O projeto que altera a Lei 2.474/2013, que dispõe sobre a organização administrativa do Poder Executivo Municipal de Picos será votado na próxima sexta-feira, 24. Para tal, a Câmara de Vereadores realizará duas sessões extraordinárias a partir das 9 horas da manhã.
 
Antes mesmo de ser votado, o projeto de reforma administrativa proposto pelo Padre Walmir já começa a encontrar resistência. O vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB) já antecipou que votará contra, pois, segundo ele, a lei, ao invés de diminuir o número de cargos em comissão, faz é aumentar.
Imagem: José Maria Barros/GP1Rinaldinho denuncia demissões na unidade do Sesi em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereador Rinaldinho 
Segundo o vereador Rinaldinho (PSB), no projeto original aprovado pela Câmara Municipal de Picos no dia 28 de fevereiro de 2013, no total eram 503 cargos em comissão, aqueles de livre nomeação do prefeito. Agora, com a reforma proposta pelo Padre Walmir, esse numero pula para 531, aumentando, consequentemente, os gastos com a manutenção da máquina pública.
 
“Só para se ter uma ideia, na época da administração de Kléber Eulálio eram 25 cargos de coordenador II, símbolo DAS-4. Agora, esse numero pulou para 35. Nos tempos em que as prefeituras anunciam redução de 30% no numero de comissionados, o Padre Walmir está é aumentando. Por isso, votarei contra o projeto, pois ao invés de fazer um governo de coalização, ele está fazendo um governo de cooptação” – denunciou Rinaldinho.
 
Reforma
 
De acordo com o projeto de lei, fica extinta a Secretaria de Representação do Município de Picos na Capital do Estado. Já a atual Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura será desmembrada e no lugar dela vão ser criadas a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Esportes e Lazer.
 Imagem: José Maria Barros/GP1
Palácio Coelho Rodrigues - sede do governo municipal de Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Palácio Coelho Rodrigues - sede do governo municipal de Picos
A Secretaria de Cultura passará a contar com as coordenadorias De Cultura, De Projetos, De Eventos, De Telecentro e De Biblioteca. Já a Secretaria de Esportes, que será comandada pelo vereador José de Arimateia Luz, o Maté (PSL), contará com as coordenadorias De Esporte Amador, De Lazer, De Eventos e De Projetos.
 
O projeto de reforma administrativa proposto pelo Padre Walmir cria ainda a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. A pasta contará com as coordenadorias De Mobilidade Urbana, De Trânsito e De Transporte.
 
O atual Coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), suplente de vereador Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB) deverá assumir a nova Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.
 
A proposta do prefeito de Picos cria ainda as coordenações de combate às drogas, do idoso, da igualdade racial e étnica e da pessoa com deficiência, dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Imagem: ReproduçãoProposta cria secretarias e aumenta número de comissionados(Imagem:Reprodução)Proposta cria secretarias e aumenta número de comissionados

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.