Fechar
GP1

Piauí

Heráclito Fortes cobra do governo federal informações sobre o setor de inteligência

A CCAI tem como principal objetivo a fiscalização e o controle externo das atividades de inteligência e contra inteligência desenvolvidas no Brasil ou no exterior.

O deputado federal, Heráclito Fortes (PSB), criticou o governo federal por não repassar informações sobre o desempenho das atividades de inteligência. O deputado é membro da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI).

A CCAI tem como principal objetivo a fiscalização e o controle externo das atividades de inteligência e contra inteligência desenvolvidas no Brasil ou no exterior. Essas atividades são desenvolvidas pelo Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). A Comissão deve assegurar que estas atividades sejam realizadas em conformidade com a Constituição Federal.
Imagem: Lucas Dias/GP1Heráclito Fortes(Imagem:Lucas Dias/GP1)Heráclito Fortes
Em entrevista a Agência Senado, o deputado afirma que o governo ao omitir essas informações não está permitindo que a comissão realize o seu trabalho de fiscalizar as ações de inteligência do governo.

“Tivemos aqui o diretor da Abin, eles nada respondem. A comissão fiscaliza e cobra. Estamos numa flacidez impensável com relação à Abin e aos ministros da área. A Abin não sabe de nada desses casos de corrupção? Não sabe de nada sobre Benenice, Lula? Eu quero saber o que a Abin sabe, o que está havendo com a corrupção que assola o País”, afirmou.

A comissão deverá encaminhar requerimento ao ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, para explicar ao colegiado a demora na publicação da Política Nacional de Inteligência (PNI).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.