Fechar
GP1

Piauí

Padre Walmir muda nome do Salão do Livro de Picos

A partir desse ano, ele decidiu que o evento passará a denominar-se de Salivag ? Salão de Livro do Vale do Guaribas.

Em meio à polêmica com o presidente da Fundação Quixote, professor Kássio Gomes, que patenteou o projeto do SaliPicos - Salão do Livro de Picos, o prefeito da cidade, Padre José Walmir de Lima (PT) recuou. Em razão disso, a partir desse ano decidiu que o evento passará a denominar-se de Salivag – Salão de Livro do Vale do Guaribas.
Imagem: José Maria Barros/GP1Prefeito Padre Walmir(Imagem:Divulgação)Prefeito Padre Walmir
Imagem: José Maria Barros/GP1Mesa de honra do evento(Imagem:Divulgação)Mesa de honra do evento
Com um público abaixo das expectativas, o Salivag foi aberto ontem à noite, 9, em solenidade presidida pelo Padre Walmir. Presentes autoridades estaduais como a deputada Flora Izabel (PT), além de vereadores, lideranças políticas, estudantes, escritores e populares. O evento ocorre no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros e segue até domingo, 13.
Imagem: José Maria Barros/GP1Cadeiras vazias no evento(Imagem:Divulgação)Cadeiras vazias no evento
Realizado pela primeira vez no ano de 2013 através de uma parceria entre a Fundação Quixote e o município de Picos, o Salão do Livro de Picos – SaliPicos, passou a chamar-se de Salivag após uma polêmica envolvendo os dois parceiros.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir destaca importância do evento(Imagem:Divulgação)Padre Walmir destaca importância do evento
Imagem: José Maria Barros/GP1Populares visitam estandes(Imagem:Divulgação)Populares visitam estandes
Imagem: José Maria Barros/GP1Público na abertura do Salivag(Imagem:Divulgação)Público na abertura do Salivag
Ano passado, quando da realização da segunda edição do SaliPicos, a Fundação Quixote, que ficou fora excluída da organização, emitiu nota acusando a Secretaria Municipal da Educação de Picos de uso indevido da marca e da ideia, que teria sido criada pela entidade no ano de 2013.

O município, por sua vez, emitiu uma nota de esclarecimento afirmando que a marca SaliPicos não era de propriedade da Fundação Quixote e que estava tomando todas as providências para regularizar a situação.

Mesmo garantindo que a ninguém mais interessa, a não ser o próprio município, realizar evento com o nome de SaliPicos, o Padre Walmir Lima, agora na condição de prefeito, recuou da ideia. Preferiu denominar o projeto de Salivag – Salão de Livro do Vale do Guaribas.

Justificativa

Questionado pelo GP1 sobre o que teria ocasionado a mudança do nome do SaliPicos, o Padre Walmir assegurou que não houve nenhuma decisão judicial neste sentido. “Ninguém nos forçou a mudar o nome do evento! Sentimo-nos forçados a fazer isso pela dimensão que o projeto tomou, agora com a participação de outros municípios, inclusive, no patrocínio financeiro” – justificou.

Para o prefeito, o projeto não perde nada com a mudança no nome, porque, segundo ele, o evento em si não mudará seu objetivo, que é fomentar e divulgar o conhecimento, a educação e a cultura da grande região de Picos.

O gestor acrescenta ainda que a única mudança do SaliPicos para o Salivag é que este último tem uma dimensão maior. Ele acredita que a ideia vai se expandir e tornar-se original dentro daquilo que se propõe, Salão de Livro do Vale do Guaribas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.