Fechar
GP1

Piauí

Estudo aponta que 79% das cidades do Piauí terão novos prefeitos

Os dados são da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que tem como base números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesta semana, foi apresentado um estudo feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre as eleições municipais de 2016, onde os números dos candidatos eleitos a prefeito no último domingo (2) têm como base dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os dados apontam que no Piauí dos 224 municípios do Estado, 166 (79%) terão novos prefeitos a partir de 2017, e 48 cidades (21%) continuarão com o mesmo chefe do executivo estadual. O GP1 relacionou alguns políticos que não conseguiram a reeleição nos municípios aos quais estão governando atualmente. Para conferir, basta clicar aqui!

  • Foto: Divulgação/CNMEstudo da CNMEstudo da CNM

Números no Brasil

Após a apuração do primeiro turno das eleições municipais, 5.348 municípios já possuem prefeitos eleitos e o segundo turno será realizado em apenas 55 Municípios. Há ainda indefinição quanto a gestores eleitos em 165 localidades (eleição pendente de apuração). Diferentemente das eleições municipais de 2012, onde no primeiro turno já haviam sido eleitos 5.514 municípios, ficando apenas 50 municípios para a reeleição e 4 em situação pendente.

Das 2.181 candidaturas à reeleição, 1.022 (46,85%) foram reeleitas, entretanto, este número caiu quando comparado às últimas eleições. Em 2012, 2.736 perfeitos eram candidatos à reeleição e destes 1.505 (55%) venceram em primeiro turno.

Segundo a CNM, este tipo de comportamento eleitoral necessita de um estudo aprofundado para verificarmos quais as determinantes que culminam neste resultado. Inúmeros fatores podem ser citados: estratégias durante o mandato, gastos com a campanha, cumprimento de promessas eleitorais, dentre outras, mas como dito, não podemos fazer estas afirmações sem realizarmos uma análise concreta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.