Fechar
GP1

Piauí

Procissão dos Passos leva milhares de fiéis às ruas de Picos

Oriundos das três paróquias os fiéis percorreram as ruas da cidade até o encontro das imagens na praça Justino Luz.

Milhares de fiéis percorreram as ruas de Picos no final da tarde desta sexta-feira, 18, para acompanhar a tradicional Procissão dos Passos. A celebração antecede a abertura da Semana Santa na cidade, que acontecerá no próximo domingo, 20, com a Missa de Ramos na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.
Imagem: José Maria Barros/GP1Dom Plínio preside a celebração(Imagem:José Maria Barros/GP1)Dom Plínio preside a celebração
Como acontecem todos os anos, as três paróquias de Picos participam da Sexta-Feira de Passos. Da Igreja de São José, no bairro Paroquial, saiu às 16 horas uma procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores. As 15h30, uma procissão com a Cruz deixou a Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Junco. E no mesmo horário, outra procissão com a imagem do Bom Jesus saiu da Igreja de São José Operário.

O encontro das três imagens aconteceu às 18 horas na praça Justino Luz, onde milhares de fiéis já aguardavam desde cedo pelo momento. Em seguida, houve a celebração da missa, presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada por padres das três paróquias.
Imagem: José Maria Barros/GP1Praça Justino Luz ficou lotada(Imagem:José Maria Barros/GP1)Praça Justino Luz ficou lotada
Durante as procissões com as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Bom Jesus e também da Cruz, diversas demonstrações de fé por parte das pessoas. Muitos fizeram todo o percurso de pés descalços, enquanto um carregava a sua própria cruz.

História

Segundo a Wikipédia, Nosso Senhor dos Passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos, é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida. Faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Chiquinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Chiquinho, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios
A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio. Eles quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa, sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.

No século XVI se fixaram 14 momentos principais deste trajeto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de sete a 39. Estes pontos principais são chamados de as estações ou os passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis.
Imagem: José Maria Barros/GP1Dom Plínio fala sobre o significado da Procissão dos Passos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Dom Plínio fala sobre o significado da Procissão dos Passos
Imagem: José Maria Barros/GP1Fé e devoção marcam Sexta-Feira dos Passos em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Fé e devoção marcam Sexta-Feira dos Passos em Picos
Imagem: José Maria Barros/GP1Encontro das imagens e da cruz(Imagem:José Maria Barros/GP1)Encontro das imagens e da cruz


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.