Fechar
GP1

Piauí

Wellington se reúne com ministro de Minas e Energia em Brasília

O encontro tratou sobre a retomada do Leilão de Energia Reserva que deveria ter sua última edição realizada em dezembro do ano passado.

O governador Wellington Dias participou, nesta terça-feira (10), de uma reunião com o ministro Fernando Bezerra, do Ministério de Minas e Energia, em Brasília. O encontro tratou sobre a retomada do Leilão de Energia Reserva que deveria ter sua última edição realizada em dezembro do ano passado. Os governadores do Ceará e Pernambuco também participaram a reunião.

O objetivo dos governadores nordestinos é retomar os leilões para que possa facilitar a abertura de novas usinas e torres de geração de energia limpa nos estados. Os investimentos são opções diante da crise energética e contribuem para o crescimento e abastecimento elétrico, além da preservação do meio ambiente.

“Deixamos claro aqui o apelo dos governadores do Nordeste para que a gente tenha, em 2017, a definição do leilão, tanto para energia eólica quanto para energia solar. Ficou acordado que até o mês de fevereiro serão feitas todas as análises para a tomada de decisão e retomada dos leilões, provavelmente, no mês de março. Estaremos dialogando com os órgãos de controle, porque tem a ver com a perspectiva de retomada do crescimento da economia a longo prazo que envolvem indústrias de equipamentos, empresas do Brasil e do mundo. Isso cria um ambiente de muita segurança que é fundamental”, explicou o governador Wellington Dias.

  • Foto: AscomWellington Dia se reúne com ministro de Minas e Energia em BrasíliaWellington Dia se reúne com ministro de Minas e Energia em Brasília

No ano passado o Ministério de Minas e Energia não realizou o leilão, alegando que o país passava por um momento de excesso de energia no mercado. Na reunião com os governadores do Nordeste, o ministro Fernando Bezerra se comprometeu em reconsultar números e demais dados junto a associações para que possa anunciar a real necessidade, ainda no primeiro trimestre.

“Nós explicamos as dificuldades de realizar o leilão ainda 2016, evidentemente, que a gente sabe que isso traz um impacto negativo, tanto na indústria de equipamento quanto nas próprias economias locais, mas temos responsabilidades com os órgãos de controle e com o momento que o Brasil vive, mas o nosso otimismo é de que a economia vai voltar a crescer”, justificou o ministro.

Outro ponto positivo abordado no encontro foi a permissão de ‘leilão híbrido’, permitindo a realização de leilões de energia eólica e solar. “Isso é muito bom para o Nordeste e para o Piauí”, avaliou o governador Wellington Dias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.