Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Campanha "Tijolo Padrão" é lançado pelo Imepi nesta sexta

Com essa campanha, o Imepi passará a exigir o cumprimento da portaria 558/2013 do Inmetro, que estabelece a “Regulamentação Técnica para Componentes Cerâmicos para Alvenaria”.

Nesta sexta-feira (10), no auditório da Fiepi, o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), em parceria com o Sindicato dos Ceramistas do Piauí, faz o lançamento da campanha “Tijolo Padrão”.

Com essa campanha, o Imepi passará a exigir o cumprimento da portaria 558/2013 do Inmetro, que estabelece a “Regulamentação Técnica para Componentes Cerâmicos para Alvenaria”, que define requisitos dimensionais e de marcação para elementos cerâmicos e condições de comercialização.

  • Foto: Lucas Dias/GP1FIEPIFIEPI

A ideia é tirar do mercado os produtos com dimensões diferentes das estabelecidas no regulamento. Todos que não forem identificados como especiais serão considerados irregulares, e os responsáveis estarão sujeitos às penalidades previstas por lei.

Segundo o diretor do Imepi, Maycon Danilo, essa campanha é muito importante para os consumidores que ficarão livres dos prejuízos com a compra de produtos irregulares. “A experiência se deu início no estado do Rio Grande do Norte, eles conseguiram em parceria com o sindicato dos ceramistas reduzir a irregularidade. Eles encontraram por lá 83% de irregularidade dos tijolos. 'Aí' nós resolvemos pedir para que eles mandassem os técnicos deles para treinar os nossos”, esclareceu o gestor.

Durante o lançamento do programa, acontecerá também o encerramento do treinamento de fiscalização de bloco de cerâmica, para os servidores do “Setor da Qualidade” do Imepi. O treinamento, que começou na segunda-feira (6), foi ministrado por técnicos do Maranhão, Sergipe e Rio Grande do Norte.

“Os agentes fiscais do Piauí agora estão aptos a fazer essa fiscalização. Nós estudamos a fundo a portaria 558/2013 que trata do bloco cerâmico. Nas aulas práticas visitamos algumas empresas e o comércio e todos passaram pelo teste de fazer a verificação dos produtos do bloco cerâmico”, comemora a instrutora Maria do Socorro Freitas, agente fiscal do RN.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.