Fechar
GP1

Piauí

Arquidiocese lança à imprensa Campanha da Fraternidade 2017

Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, a igreja chama os fiéis à reflexão e ao debate sobre o meio ambiente.

Lucas Dias/GP1 1 / 11 Apresentação da Campanha da Fraternidade 2017 Apresentação da Campanha da Fraternidade 2017
Lucas Dias/GP1 2 / 11 Padre Tony Batista Padre Tony Batista
Lucas Dias/GP1 3 / 11 Padre Leonildo Campelo Padre Leonildo Campelo
Lucas Dias/GP1 4 / 11 Prefeito Firmino Filho fala durante apresentação da Campanha da Fraternidade 2017 Prefeito Firmino Filho fala durante apresentação da Campanha da Fraternidade 2017
Lucas Dias/GP1 5 / 11 Prefeito Firmino Filho Prefeito Firmino Filho
Lucas Dias/GP1 6 / 11 Coordenadora Regional da Pastoral da Terra, Ana Lúcia Coordenadora Regional da Pastoral da Terra, Ana Lúcia
Lucas Dias/GP1 7 / 11 Firmino Filho e Dom Jacinto Firmino Filho e Dom Jacinto
Lucas Dias/GP1 8 / 11 Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito
Lucas Dias/GP1 9 / 11 Vereadora Teresa Brito Vereadora Teresa Brito
Lucas Dias/GP1 10 / 11 Dom Jacinto fala sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017 Dom Jacinto fala sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017
Lucas Dias/GP1 11 / 11 Apresentação do tema da Campanha da Fraternidade 2017 em Teresina Apresentação do tema da Campanha da Fraternidade 2017 em Teresina

A Arquidiocese de Teresina realizou na manhã desta quinta-feira (02), na Residência Espicopal, a abertura da Campanha da Fraternidade 2017 à imprensa. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, a igreja chama os fiéis à reflexão e ao debate sobre o meio ambiente.

Para o padre Leonildo Campelo, coordenador regional da campanha da Fraternidade, o tema deste ano lembra o quanto é importante cuidar da criação de Deus, do meio ambiente. “Devemos promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos chamando atenção sobre tudo à luz do evangelho e conscientizando as pessoas da problemática que o nosso planeta está passando”, afirmou.

O prefeito Firmino Filho afirma que debates como esse trazidos pela igreja são importantes para a sociedade. “Sem dúvida nenhuma, a sustentabilidade e o ambiente é um desafio global, mas um desafio que precisa de ações locais. E é justamente esse convite que nos faz a Campanha da Fraternidade em 2017”, disse.

Firmino disse ainda que temas como a sustentabilidade e o meio ambiente são assuntos importantes e precisam ser discutidos na atualidade. “A qualidade de vida das pessoas está cada vez mais alterada devido as mudanças no meio ambiente, por isso precisamos cada vez mais nos preocupar com as políticas públicas e a mudança de comportamentos e atos", concluiu.

O bispo de Teresina, Dom Jacinto, trouxe como referência o Papa Francisco e disse que não há verdadeira ecologia se ela não for humana e se o ser humano não for um centro de referência. “Nós somos aqueles e aquelas que devemos ter o cuidado com a criação. E é por isso que a Campanha da Fraternidade vem mais uma vez retomar essa temática”, disse.

Fizeram parte da mesa de honra da apresentação da Campanha da Fraternidade 2017, o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto, o prefeito Firmino Filho, o Coordenador Regional da Campanha da Fraternidade, Padre Leonildo Campelo, o Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Tony Batista e a Coordenadora Regional da Pastoral da Terra, Ana Lúcia.

No Brasil, a Campanha já existe a mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.

Caminhada da Fraternidade 2017

A Caminhada da Fraternidade, com o mesmo tema da Campanha da Fraternidade, é realizada todos anos pela Arquidiocese de Teresina, por meio da Ação Social Arquidiocesana e reúne milhares de pessoas pela Avenida Frei Serafim. A data da caminhada ainda não foi divulgada.

O evento de cunho social arrecada fundos para a realização das atividades da Ação Social Arquidiocesana (ASA), que mantém trabalhos voltados para os carentes da capital, idosos, crianças em situação de risco e pessoas com problemas de saúde, além de entidades da cidade de Teresina.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.