Fechar
GP1

Piauí

Vereador Wellington Dantas justifica proposta de homenagear Lula

Em nota enviada à redação do GP1 o vereador Wellington Dantas (PT) assegura que a proposta de homenagear ex-presidente Lula é mais do que justa.

Em resposta a matéria publicada no portal GP1 com o título “Wellington Dantas propõe maior honraria de Picos a Lula”, o vereador enviou direito de resposta justificando sua iniciativa. Segundo o parlamentar, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) fez muito pelos picoenses e a entrega da medalha Coelho Rodrigues para ele é mais do que justa.

Veja abaixo, na íntegra, a nota enviada pela assessoria do vereador Wellington Dantas.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Wellington Dantas propõe maior comenda de Picos Para Lula, condenado pela justiçaWellington Dantas

Nota

O vereador petista Wellington Dantas irá propor a concessão da Medalha Coelho Rodrigues ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva como forma de reconhecer a luta do ex-presidente no combate à pobreza. Dantas reafirma a importância de Lula para o nordeste, que durante a gestão petista implementou incontáveis programas sociais possibilitando que os brasileiros de baixa renda pudessem ter acesso às universidades, à moradia, saúde, saneamento, luz elétrica, infraestrutura e dignidade.

Estudo publicado pela BBC Brasil em maio de 2016 mostra que a nota do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, que era de 0,649 no início dos anos 2000 e chegou a 0,755, o que indica uma melhora. A pesquisa considera indicadores como a esperança de vida ao nascer, a expectativa de anos de estudo e a renda per capita. Como resultado, cada país recebe uma nota que vai de 0 a 1.

No relatório da ONU de 2015 sobre o índice, o Bolsa Família é retratado como uma espécie de modelo de programa social bem-sucedido. Desde que o programa foi lançado, 5 milhões de brasileiros deixaram a extrema pobreza. E por volta de 2009 o programa havia reduzido à taxa de pobreza em 8 pontos percentuais. Também é destacado o aumento da escolaridade no país e avanços no combate a miséria, o que vai ao encontro da avaliação de especialistas consultados pela BBC Brasil, que veem nas políticas sociais o maior legado positivo dos 13 anos do PT no poder no Brasil. A publicação destaca ainda que nos últimos anos os índices de pobreza brasileiros caíram pela metade com a emergência de uma nova classe média.

Outro indicador que também teve uma melhora foi o da desigualdade. O coeficiente Gini do Brasil, nos cálculos do Banco Mundial, passou de 58,6, em 2002, para 52,9, em 2013 (último dado disponível). O Gini é um indicador que mede desigualdade de renda e vai de 0 a 100 (0 representa total igualdade). Em 2014, um relatório da ONU sobre o tema também registrou uma queda significativa da desigualdade no Brasil na última década, com o Gini passando, nos cálculos das Nações Unidas, de 54,2 para 45,9.

“Os picoenses se beneficiaram com os programas sociais desenvolvidos nas gestões do ex-presidente Lula nas mais variadas esferas, sejam na aquisição da casa própria, no acesso ao ensino superior, na melhoria da qualidade do ensino básico, melhorias na saúde pública, enfim, nos mais diversos segmentos. É mais que justo que ele, que vem à nossa cidade pela segunda vez, receba a Medalha Coelho Rodrigues, como forma de reconhecimento e de apoio nos golpes que ele tem sido vítima”, afirma Wellington Dantas.


ASCOM

Atenciosamente,

Zé Neto Monteiro

Advogado OAB/PI 9465

Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Picos - PI

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.