Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Aniversário da Batalha do Jenipapo é comemorado nesta terça-feira

Serão realizadas diversas atividades com o intuito de homenagear os grandes heróis deste feito histórico.

Nesta terça-feira, dia 13 de março, é comemorado o 195º aniversário da importante Batalha do Jenipapo, ocorrida no município de Campo Maior. O Governo do Estado do Piauí, junto com a Prefeitura do município, irá realizar várias atividades com o intuito de homenagear os grandes heróis envolvidos neste feito histórico e relembrar a luta pela independência do país.

Em entrevista ao GP1, a diretora da unidade de articulação cultural da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Bid Lima, explicou a importância do evento, não só para a história do Piauí, mas para o Brasil. “Acredito eu que um dia ainda é pouco para homenagear os heróis que lutaram em prol da consolidação da independência do nosso país. Um feito marcante, um feito histórico, no qual muitos cidadãos lutaram a favor do Brasil. Esse fato deveria ser mais lembrado, não só pelo povo piauiense, mas por todos os brasileiros. Por isso, essa data sempre está presente no calendário das comemorações do Governo do Estado”, destacou.

  • Foto: Raoni BarbosaComemoração aos 194 anos da Batalha do JenipapoComemoração aos 194º anos da Batalha do Jenipapo

A programação das solenidades inicia às 12h, com a missa em ação de graças na Catedral de Santo Antônio e, às 14h, acontece o culto em ação de graças na Igreja Batista, em Campo Maior. Além disso, vai ocorrer o tradicional desfile cívico militar, às 15h30 e, logo em seguida, a peça teatral “A Batalha do Jenipapo”.

“A peça tem como objetivo mostrar, de maneira didática, o que aconteceu no dia 13 de março de 1823. Nós contamos com mais 120 atores envolvidos nessa produção. Além disso, existem as pessoas atuando no figurino, iluminação, técnicas, totalizando 170 trabalhadores”, conta a diretora.

Por fim, Bid Lima explicou como vai funcionar a outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí e da medalha “Heróis do Jenipapo”. “A entrega das medalhas acontece da seguinte forma: cada secretaria tem por obrigação indicar duas pessoas que se destacaram dentro da sua especificidade. Por exemplo, o secretário Fabio Novo deve indicar duas pessoas que fizeram grandes feitos na área cultural, assim como os demais secretários também devem realizar as indicações. Então, o governador entrega as medalhas”, finalizou.

Marcus Paixão

O historiador campomaionense Marcus Paixão vai publicar um novo livro sobre a história da Batalha do Jenipapo, ocorrida em Campo Maior. A obra designada “Batalha do Jenipapo: morte e liberdade na mais sangrenta guerra pela independência do Brasil”, será lançada ainda em março, mês que se comemora os 195 anos da luta.

  • Foto: Facebook/Marcus PaixãoLivro Batalha do Jenipapo: morte e liberdade na mais sangrenta guerra pela independência do BrasilLivro Batalha do Jenipapo: morte e liberdade na mais sangrenta guerra pela independência do Brasil

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.