Fechar
GP1

Piauí

Sesc realiza palestra sobre povos indígenas no Museu do Piauí

A palestra faz parte do projeto Sesc Aldeia Intercultural e acontecerá no Museu do Piauí, das 9h às 12h.

O Sesc Centro vai realizar nesta quinta-feira (12) a palestra “Vozes Ancestrais: conversas sobre a cultura dos povos indígenas”, ministrada pelo escritor indígena Daniel Munduruku.

A palestra faz parte do projeto Sesc Aldeia Intercultural e acontecerá no Museu do Piauí, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Cultura do Sesc Centro, localizado na Avenida Maranhão, através da doação de 1kg de alimento não perecível.

Já a Roda de Conversa acontecerá logo após a palestra, às 15h, no auditório central do Palácio UESPI Pirajá, localizado na zona Norte da cidade. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (86) 3230-9910.

  • Foto: Divulgação/AscomDaniel MundurukuDaniel Munduruku


Na discussão, o palestrante pretende estimular a reflexão sobre a realidade destes povos, os desafios, as lutas em defesa dos direitos humanos e ainda valorizar e divulgar suas expressões culturais.

Na ocasião, também acontecerá uma exposição coletiva de artes visuais com o título “Grafismos Étnico-Urbanos”, que mostrará ao público produções artísticas com o olhar urbano sobre a diversidade da cultura dos povos indígenas.

Artistas visuais como Aretusa Bispo, Dora Parentes, Eliana Secreta, Evaldo Oliveira, Jimmy Presley, Lucas Martins, Mika, Portelada e Stênio Ferreira participam da exposição.

O palestrante

Nascido em Belém do Pará, Daniel Munduruku, filho do povo indígena Munduruku, é formado em filosofia, com licenciatura em história e psicologia, integrou o programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Com dez anos de experiência profissional lecionando, Daniel atuou como educador social de rua pela Pastoral do Menor de São Paulo.

Daniel já esteve em vários países da Europa, participando de conferências e ministrando oficinas culturais para crianças. Autor de Histórias de Índio, Coisas de Índio e As Serpentes que Roubaram a Noite, os dois últimos premiados com a menção de livro altamente recomendável pela FNLIJ. Seu livro Meu Voo Apolinário foi escolhido pela Unesco para receber menção honrosa no Prêmio Literatura para Crianças e Jovens na Questão da Tolerância.

Entre outras atividades, o brasileiro de origem indígena participa ativamente de palestras e seminários destacando o papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.