Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Vereador Jeová Alencar diz que Inthegra só funciona no papel

O novo sistema de transporte público foi lançado inicialmente na zona sul no dia 17 de março deste ano.

Em entrevista ao GP1 na manhã desta terça-feira (5), o presidente da Câmara Municipal de Teresina, o vereador Jeová Alencar (PSDB) afirmou que o Inthegra “só funciona no papel”. O novo sistema de transporte público foi lançado inicialmente na zona sul no dia 17 de março deste ano.

O vereador, que mora na zona sul, afirmou que recebe várias reclamações de populares que utilizam o serviço de transporte público. Uma das reclamações, segundo o tucano, é a demora enfrentada pelos passageiros.

“Sempre as pessoas nos procuravam e dizíamos que tinham que dar tempo de acostumar com as mudanças, mas infelizmente essas mudanças vieram para piorar. Primeiro no tempo, uma pessoa saia do Parque Piauí para o Centro, levava em média 25 minutos, hoje é 30 minutos, 40 minutos”, explicou Jeová.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Jeová Alencar Jeová Alencar

“Você sai do Saci e você é jogado no terminal do Parque Piauí. O terminal lá é aberto, então pega todo mundo, quem catracou e quem não passou na catraca. Você leva 15 minutos só para embarcar e desembarcar para fazer a integração. Então só aí já é um incômodo para a população. Sem falar que Teresina não tem vias expressas, você tem pedaços na Barão e você tem um pedaço na Miguel Rosa”, continuou o presidente da Câmara.

Outro problema encontrado por Jeová no sistema de transporte público é a falta de ônibus troncais suficientes, o que acaba acarretando na superlotação dos terminais e ônibus. “Quando as linhas alimentadoras funcionam na sua totalidade, elas despejam as pessoas no terminal e lá não tem os ônibus troncais suficientes para dar vazão a essas pessoas. O que acontece? O acúmulo de pessoas nesses terminais. Quando as pessoas vão para as paradas de ônibus para fazer a catracagem, passar o cartão, novamente é confusão”, continuou o tucano.

Jeová também elencou um problema que acontece no asfalto das avenidas Barão de Gurgueia e Miguel Rosa, também na zona sul, e que dificultam a agilidade do sistema. “Esse sistema só funciona no papel, porque no papel ele está completo. Para você ter ideia nas avenidas Miguel Rosa e Barão o asfalto afundou da linha expressa. Foi um serviço malfeito e a população mais uma vez sofre”, disse Alencar. “A linha expressa, que era para os ônibus passarem mais rápido que os outros ele vai ter que parar para entrar nas avenidas normais com os outros carros. Porque? Foi um serviço feito às pressas, que não tinha necessidade”, continuou Jeová.

O presidente da Câmara contou ainda que tem feito audiências públicas para tratar do sistema, mas não obteve resposta da Prefeitura Municipal de Teresina. “A gente vem cobrando, a gente tem feito audiências públicas. Um encaminhamento nosso é que se aumente o número de linhas, que a gente chama diametrais. São linhas que cortam a cidade de uma ponta à outra com uma única passagem, dando outras alternativas para o usuário”, afirmou.

Morada Nova

Além dos problemas encontrados no sistema de transporte público, Jeová Alencar também elencou problemas no Conjunto Morada Nova, no bairro Lourival Parente, também na zona sul de Teresina.

“Aproveito a oportunidade também para solicitar ao prefeito que dê uma olhada para o Morada Nova, que também se trata de mobilidade urbana. O conjunto na sua totalidade tem um calçamento feito daquelas pedras cabeça de jacaré. Não só pelo calçamento ser ruim, mas os problemas hoje são os buracos nas ruas do Morada Nova E não adianta fazer uma rua A ou B não, lá tem que fazer todas as ruas. A população pede, clama por isso, mas infelizmente até agora o poder público não chegou no Morada Nova”, afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.