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Alunos participam de avaliação para prevenção da violência no Piauí

A avaliação, realizada na manhã desta quarta-feira (08), permitirá que os gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e das escolas tenham dados quantitativos e qualitativos.

Mais de 130 mil alunos, em 350 escolas em todo o Piauí, participaram da maior Avaliação Diagnóstico em Larga Escala para prevenção de violência e bullying dentro das escolas, com resultados em tempo real. A avaliação, realizada na manhã desta quarta-feira (08), permitirá que os gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e das escolas tenham dados quantitativos e qualitativos que ajudarão a planejar e executar ações de forma prática e objetiva, visando a melhoria do clima escolar.

“Acredito que é a primeira vez na historia da educação do Piauí que teremos esses dados que poderão ajudar a melhorar a relação entre docentes e discentes e a pontuar casos de violência e bullying, muitas vezes escondidos dos gestores”, garante o secretário de Estado da Educação Hélder Jacobina.

  • Foto: Divulgação/AscomAlunos participam de avaliação para prevenção de violência e bullying nas escolas Alunos participam de avaliação para prevenção de violência e bullying nas escolas

De acordo com a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE) da Seduc, Ana Rejane Barros, a avaliação foi aplicada em todas as escolas atendidas pelo projeto Mobieduca.me, plataforma que integra consultoria tecnológica e pedagógica de acompanhamento escolar e de combate a evasão escolar e o bullying.

“Queríamos instigar os estudantes sobre qual o papel que ele assume diante do outro, se ele é vítima, agressor ou espectador em situações de violência escolar, com a aplicação desse questionário eletrônico de diagnóstico básico para prevenção da violência e bullying nas escolas. Tudo isso feito de forma anônima, com o intuito de diagnosticar situações de violência vividas pelos alunos, definir estratégias e acionar políticas públicas via Seduc para eliminar ou inibir tais situações apresentadas nas escolas”, esclarece Ana Rejane.

A ação faz parte da Semana Presente, momento de mobilização da comunidade escolar em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no sábado, dia 11, tendo como tema principal “O protagonismo estudantil: a voz do aluno da escola”. O objetivo da semana é incentivar, por meio de diferentes atividades, o protagonismo estudantil capaz de contribuir com a gestão escolar.

A Semana Presente proporcionará ainda atividades voltadas para organização do grêmio escolar e representantes de turmas incentivando os próprios estudantes a conduzir as discussões quanto a organização escolar. O evento também atuará no fortalecimento da relação professor/aluno e a atuação do ponto de vista do protagonismo, apontando estreitar esta relação em sala de aula. Serão propostas atividades mais dinâmicas e efetivas do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem.

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