Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradora denuncia construção irregular de prédio no Parque Mão Santa

Dona Desterro que convive com outras 5 pessoas disse temer trazer outros familiares em casa por medo de um possível desabamento da obra.

Lucas Dias/GP1 1 / 11 Parte da construção do prédio Parte da construção do prédio
Lucas Dias/GP1 2 / 11 Moradores denunciam contrução de prédio Moradores denunciam contrução de prédio
Lucas Dias/GP1 3 / 11 Dona Desterro Dona Desterro
Lucas Dias/GP1 4 / 11 Prédio sendo construído de forma irregular Prédio sendo construído de forma irregular
Lucas Dias/GP1 5 / 11 Prédio sendo construído irreglarmente Prédio sendo construído irreglarmente
Lucas Dias/GP1 6 / 11 Moradores temem o desabamento do prédio Moradores temem o desabamento do prédio
Lucas Dias/GP1 7 / 11 O prédio fica localizado na Avenida Hugo Bastos O prédio fica localizado na Avenida Hugo Bastos
Lucas Dias/GP1 8 / 11 Prédio sendo cosntruído de forma irregular Prédio sendo cosntruído de forma irregular
Lucas Dias/GP1 9 / 11 Ferros da cosntrução expostos Ferros da cosntrução expostos
Lucas Dias/GP1 10 / 11 Estrutura mal feita assusta moradores Estrutura mal feita assusta moradores
Lucas Dias/GP1 11 / 11 Casa da Dona Desterro ao lado da obra Casa da Dona Desterro ao lado da obra

A dona de casa Maria do Desterro denunciou ao GP1 que a obra de construção de um prédio, que havia sido embargada pela Prefeitura de Teresina, permanece em execução ao lado de sua casa, no bairro Parque Mão Santa, zona leste de Teresina, pondo em risco a segurança de sua família.

Em entrevista ao GP1, na última quinta-feira (24), Maria do Desterro relatou que a obra foi iniciada ainda neste ano de 2020 e durante sua construção já apresentou sérias falhas. Ela narrou que no último dia 02 de novembro, devido às fortes chuvas que ocorreram em Teresina, parte das paredes do terceiro andar da estrutura caiu sobre a residência dela, causando prejuízos avaliados em mais de R$ 7 mil e trazendo insegurança aos moradores.

Ela afirmou que embora as autoridades já tenham sido acionadas, ainda teme que possa acontecer uma tragédia, em função do período chuvoso que se aproxima. “É preciso tomar uma providência porque vai acontecer um acidente maior e eles [autoridades] vão dizer que não sabiam. Você vê que é uma coisa muito mal feita, muito alta e não tem segurança”, relatou.

Sobre a obra

A obra se trata de um prédio, que até o dia 02 de novembro contava apenas com três andares, sendo o primeiro supostamente dedicado à um ponto comercial e os demais para aluguel. Atualmente, está sendo construído um novo andar seguindo a mesma linha dos primeiros. O imóvel pertence a um pastor, que já foi novamente notificado pela SDU Leste no mês passado, depois que parte da estrutura desabou.

“Estão todos calados”

Dona Desterro garantiu que ela e seus familiares já buscaram diversas vezes a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU), da zona leste da capital. Também foi registrado um boletim de ocorrência, que resultou em mais um direcionamento a outro órgão público, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), mas, segundo ela, nada foi resolvido e a obra permanece em andamento. “Já fui na SDU, meu filho já foi, ele também já foi no CREA. Quer dizer, eles estão todos calados", disse.

Acidente

O acidente registrado no mês passado trouxe grandes prejuízos financeiros e psicológicos à família de Desterro. Segundo ela, no dia em questão, quando parte das paredes da construção caiu sobre sua casa, atingiu vários cômodos, incluindo o quarto onde dorme.

“Estou mandando ajeitar minha casa todinha, por conta do que aconteceu. Se fosse à noite teria ocorrido óbito, eu tinha morrido, meu filho tinha morrido também. Caiu em cima do meu quarto todo, do quarto do meu filho, minha sala também não prestou mais para nada. Como eu disse, o órgão público não toma providência, somente no dia que vier a acontecer o pior”, lamentou.

“Estou sempre insegura”

Dona Desterro convive com outros cinco familiares. Ela informou que tem medo de trazer seu neto por não saber o que pode acontecer. “Fico insegura de trazer ele [neto] agora pra cá, porque eu não tenho certeza do que vem. Sabemos que estamos inseguros quando estamos dormindo. Já pensou isso desabar qualquer hora que você estiver dormindo e ainda na chuva, você dorme? Não dorme! Estou sempre insegura”, completou.

O que diz a SDU Leste

O GP1 procurou a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) no último dia 03 de novembro para saber o posicionamento do órgão a respeito da obra. Em nota, a SDU explicou que a construção havia sido embargada em setembro.

“A SDU Leste, por meio da Gerência de Controle e Fiscalização, informa que a obra em questão foi multada no dia 19/08/2020 e embargada no dia 28/09/2020. Por estar desrespeitando a lei, a SDU encaminhou para a PGM para que sejam tomadas as providências jurídicas.

O que diz a Procuradoria Geral do Município

Em resposta ao GP1, a Procuradoria Geral do Município afirmou que todo o processo judicial foi feito, desde a fiscalização e multas, até a finalização do processo de embargo da obra. No entanto, tendo em vista a continuação da construção, foi solicitado ainda na manhã de quinta-feira (24), que uma equipe de fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Urbano fosse até o local para verificar o fato, e diante disso, tomar as medidas necessárias.

Entenda o caso

Parte da estrutura de um prédio em construção desabou na tarde do último dia 02 de novembro e atingiu duas residências localizadas no Parque Mão Santa, zona leste de Teresina. Por conta do acidente, a rede elétrica foi rompida, deixando moradores da região sem energia por mais de dois dias.

Confira aqui os registros de solicitações aos órgãos públicos:

Foto: Reprodução/WhatsAppProcesso na SDU leste
Processo na SDU leste
Foto: Reprodução/WhatsAppBoletim de ocorrência registrado
Boletim de ocorrência registrado
Foto: Reprodução/WhatsAppNota da Promotoria de Justiça
Nota da Promotoria de Justiça

NOTÍCIA RELACIONADA

Parte de estrutura de prédio desaba e atinge casas no Parque Mão Santa

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.