Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS inicia vacinação contra gripe para pessoas com doenças crônicas

Para tanto, o público com doenças crônicas deve apresentar atestado médico recente, a fim de comprovar a situação clínica.

Pessoas com doenças crônicas já podem procurar uma das 67 Unidades Básicas de Saúde em Teresina para se imunizar contra a gripe. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu 50 mil doses do Governo Federal, garantindo atendimento ao público a partir desta quarta-feira (06).

Para tanto, o público com doenças crônicas deve apresentar atestado médico recente, a fim de comprovar a situação clínica, conforme explicou a Gerente de Informação em Saúde da FMS, Karoline Alencar. “Esse grupo abrange, por exemplo, os hipertensos graves, diabéticos graves, neurológicos crônicos, respiratórios crônicos, cardíacos crônicos, pacientes com imunossupressão, portador de trissomia, paciente com hepatite crônica, obesos e transplantados”, pontuou.

Público-alvo

A segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe é voltada também aos profissionais das forças de segurança, motoristas de transporte coletivo e do sistema prisional, que continuam sendo vacinados nas sedes das suas instituições. As pessoas acamadas, que não se locomovem por problemas de saúde, também estão sendo vacinadas nas suas casas.

É importante destacar que a vacina não protege contra o novo coronavírus e sim contra a Influenza, doença respiratória infecciosa cuja origem é viral.

Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ocorrência de casos da influenza varia de leve a grave e pode levar ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha de vacinação contra gripe é parcialmente suspensa em Teresina

FMS estende prazo para vacina contra a gripe em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.