Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Conselho Municipal de Cultura de Teresina elege nova diretoria

O Conselho é composto por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, eleitos pelos segmentos culturais e artísticos, e por representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O produtor cultural João Henrique Vieira foi eleito presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina (CMPC), em eleição por videoconferência realizada no dia 15 de agosto, onde foram escolhidos os membros que irão compor a Diretoria Executiva para a gestão de 2020.

A Diretoria Executiva será composta por João Henrique na presidência, José de Arimatea Pereira Silva na vice-presidência, Ana Vitória de Carvalho Santos na secretaria e Thiago Anastácio Carcará na secretaria adjunta.

O presidente eleito é produtor cultural, jornalista e escritor, além de idealizador do projeto Sarau Tensão, Tesão & Criação. “Vivemos um momento muito difícil, em que ao mesmo tempo aflora uma grande mobilização em todos os segmentos artísticos. Desde a posse dos Conselheiros estamos num estado de mobilização constante, construindo coletivamente as pautas e demandas. Isso já um grande diferencial dessa gestão do Conselho, que tem se fortalecido à base de mobilização e unidade. A composição dessa nova Diretoria é também fruto de diálogo e construção coletiva legitimada pelos segmentos artísticos e poder público. Mobilização, construção coletiva e unidade são princípios que nos norteiam”, declarou João Henrique Vieira.

O Conselho atua em conjunto com a Fundação Municipal Monsenhor Chaves na elaboração do Plano Municipal de Cultura de Teresina. “Estamos intensamente buscando mobilizar os segmentos artísticos, culturais e a sociedade como um todo para a importância da participação e construção coletiva do Plano de Cultura de Teresina, que vai reunir diretrizes e políticas públicas para a arte e cultura por um período de 10 anos, uma geração inteira. É uma grande responsabilidade e buscamos trabalhar com a legitimidade e representatividade que a construção coletiva nos garante”, informou João Henrique.

Uma das primeiras etapas desse processo de construção do Plano Municipal de Cultura é o questionário para o Diagnóstico Cultural de Teresina, que pode ser acessado neste link. O questionário ficará disponível até o dia 27 de agosto, e pode ser respondido por todos os cidadãos teresinenses.

O Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina é composto de forma paritária por oito representantes indicados pelo Poder Público e oito representantes da Sociedade Civil, eleitos pelos segmentos culturais e artísticos, e por representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

NOTÍCIA RELACIONADA

Firmino Filho nomeia membros do Conselho Municipal de Cultura

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.