Fechar
GP1

União - Piauí

Pacientes denunciam falta de profissionais de saúde em União

A secretária Municipal de Saúde de União, Elaine Melo, confirmou a demissão de alguns funcionários.

Pacientes do município de União entraram em contato com o GP1 na tarde desta segunda-feira (18), para denunciar a falta de profissionais da saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas nas zonas urbana e rural da cidade. A única opção para os doentes está sendo Teresina, que fica a 55 km de União.

Segundo uma das denunciantes, que preferiu não se identificar, desde que o atual prefeito, Gustavo Medeiros, assumiu a gestão, a população está enfrentando uma situação dramática na saúde. “São dezoito dias de puro sofrimento por conta da falta enfermeiros e outros profissionais. Chegamos no posto de saúde, a informação que recebemos é 'volte amanhã', ou de que não tem previsão para atendimento", desabafou.

Ainda de acordo com a moradora de União, a prefeitura teria demitido profissionais da saúde, comprometendo o atendimento à população. "Soube que essa situação seria porque o prefeito teria demitido esses profissionais. Para não morrer, a gente está tendo que procurar ajuda em Teresina, que fica muito longe. Quem tem dinheiro vai, mas que não tem, fica passando mal em casa esperando ajuda divina”, relatou.

Outro lado

O GP1 conversou com a secretária Municipal de Saúde de União, Elaine Melo, que confirmou a demissão de alguns funcionários, mas explicou que o fato se deu devido à uma exigência dos órgãos de controle, que constataram irregularidades na contratação dessas pessoas.

“Nós recebemos um quadro com grande número de profissionais celetistas, fomos cobrados pelo Tribunal de Contas a legalidade desse processo seletivo e foi constatado pelo jurídico que o processo estava ilegal, para se ter ideia, não tinha nem sido publicado em Diário Oficial, portanto, a gestão que iniciou não teve como continuar com esses profissionais”, afirmou.

Diante disso, a secretária admitiu o desfalque no quadro de profissionais, mas ressaltou que o quadro de médicos está completo. “Ficou um desfalque de profissional, por conta da ilegalidade do processo seletivo, mas o quadro médico está completo, temos seis equipes com 16 médicos, porém temos desfalques de zelador, de técnicos de enfermagem e estamos aqui viabilizando o retorno com o que temos de quadro de efetivos e esse retorno está sendo de forma gradativa. Hoje eu tenho cinco equipes funcionando e amanhã vou colocar mais quatro para funcionar, então está sendo de forma gradativa e por conta disso é fato que tem algumas equipes que não iniciaram”, finalizou Elaine Melo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.